Home Últimas Notícias Pindorama será a primeira cooperativa agroindustrial a produz biogás e biometano
Últimas Notícias

Pindorama será a primeira cooperativa agroindustrial a produz biogás e biometano

A Usina é a primeira unidade do Norte-Nordeste a fabricar álcool tanto da cana-de-açúcar quanto de cereais, a Pindorama iniciou sua moagem em 1º de setembro de 2024.
Compartilhar

A Pindorama, localizada entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto, em Alagoas, será a primeira cooperativa agroindustrial do Norte-Nordeste a implementar uma unidade de produção de biogás e biometano. Isso será possível graças a uma parceria firmada com a ZEG Biogás.

Na semana passada, representantes das duas empresas realizaram as últimas tratativas para a assinatura do contrato, o que deve ocorrer dentro dos próximos dias, de acordo com a Pindorama.

Com um investimentos inicial orçado nas casa dos R$ 65 milhões, a planta deve ter suas obras iniciadas ainda neste primeiro semestre, em uma área de aproximadamente 5 hectares, cedida pela Pindorama. De acordo com o CEO da ZEG Biogás, Eduardo Acquaviva, a expectativa é de que a planta já esteja operando a no segundo semestre de 2025, com uma produção anual estimada em 6 milhões de metros cúbicos de biogás e biometano.

“Um importante projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a Cooperativa Pindorama. Estamos falando da instalação de uma planta para produção de biometano. É um combustível renovável e sustentável que, a partir da vinhaça, que é o resíduo da produção de etanol, a gente transforma em biometano. Ele é renovável, está 100% alinhado com as políticas de descarbonização, pode substituir combustíveis fósseis, como o diesel, para transportes, e o gás natural, para a indústria. Esse projeto coloca a Cooperativa Pindorama nas rotas de descarbonização, na transição energética, que é de tão importante impacto para toda a sociedade”, adicionou.

A expectativa, de acordo com o executivo, é que no segundo semestre de 2025 o projeto seja concluído com início da produção e comercialização de biogás. “Também trará mais uma fonte de receita, agregando valor para a Cooperativa Pindorama. Esse é um importante passo para a ZEG Biogás e para a Cooperativa Pindorama, uma parceria que já nasce forte”, completa o CEO da ZEG.

Na reunião da parceria participaram, representando a Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, Carlos Roberto Santos e Antônio de Oliveira. Da parte da ZEG, estiveram Eduardo Acquaviva, Gilvan de Sá, Leonardo Lamounier, Wagram Barros e Fernando Mayer 

Segundo Fernando Mayer, gerente comercial da ZEG Biogás, a projeção é de que a produção anual corresponda ao volume de 30 mil litros de óleo diesel produzidos todos os dias no período de um ano. “Com esse volume, estima-se que serão evitadas a emissão de 20 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera anualmente com a substituição da matriz fóssil pela renovável”, calculou Mayer.

Klécio Santos ressaltou o pioneirismo da Cooperativa Pindorama. “Seremos protagonistas de mais um projeto inovador aqui no Nordeste, que é a captação do biometano proveniente da nossa produção de vinhaça, um projeto muito interessante por vários aspectos, entre eles a questão ambiental. Com isso a gente contribuirá em muito para o bem do planeta”, comemorou Klécio Santos.

Conforme previsão de Fernando Mayer, o biometano substituirá combustíveis fósseis na região. “Com isso, podemos estimar redução de emissões por volta de 17 mil toneladas de CO₂ por ano.  Além do aspecto ambiental do projeto, geraremos novos empregos localmente, o que movimentará a economia e contribuirá positivamente para o desenvolvimento regional”, disse.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...