Home Últimas Notícias Planta de etanol de milho da Inpasa no Maranhão é autorizada pela ANP
Últimas Notícias

Planta de etanol de milho da Inpasa no Maranhão é autorizada pela ANP

Compartilhar

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a instalação de usina produtora de etanol da Inpasa Agroindustrial em Balsas (MA). O aval foi publicado no Diário Oficial da União desta terça (18/3).

A unidade terá capacidade de produzir 1.250 m³ de etanol hidratado e a 1.250 de etanol anidro por dia, utilizando cereais como matéria-prima. Além do etanol, o empreendimento vai produzir derivados desses cereais, como óleo de milho, farinha, DDG (subproduto utilizado na ração animal) e energia elétrica.

Conforme o anúncio da Inpasa, a unidade irá processar em torno de 1 milhão de toneladas de cereais anualmente, o que permitiria uma produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas de grãos secos de destilaria (DDGs), 23 mil toneladas de óleo e 200 GWh de energia elétrica.

A unidade foi anunciada em 2023 e contou com o investimento de R$ 1,2 bilhão. No dia 10 de março, a Inpasa recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para testar a operação de uma usina termelétrica a lenha no Maranhão. O empreendimento tem uma potência de 26,18 megawatts (MW).

A Inpasa tem cinco usinas autorizadas a operar no Brasil. Além da unidade maranhense, as demais estão localizadas em Dourados (MS), Nova Mutum (MT), Sidrolândia (MS) e Sinop (MT).

Em Balsas, a obra já movimentou quase 7 milhões de reais em negociações com empresas locais, representando um importante momento da relação entre poder público e privado, gerando emprego e renda para a cidade.

 

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...