Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Planta de SAF é inaugurada no Paraná

Publicado

em

Unidade vai combinar biogás produzido a partir de biodigestão e hidrogênio verde para produção de matéria-prima para combustível sustentável para aviação.| Foto: Divulgação / Itaipu

O primeiro projeto voltado para a produção de combustível sustentável para avião, conhecido como SAF, será inaugurado nesta segunda-feira,17, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. O programa tem por objetivo promover a descarbonização do setor aéreo por meio de combustível limpo e renovável.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai participar de uma visita técnica no local na tarde desta segunda-feira.

A planta está instalada nas dependências da Itaipu Binacional e vai produzir 6 quilos ao dia de uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, que será destinada à produção de SAF. Conforme a técnica em engenharia e operações no Centro Internacional de Energias Renováveis (Biogás), Gabriela Bonassa, a tecnologia tem menos impacto ao meio ambiente e reaproveita vários resíduos.

O combustível sustentável de aviação (SAF) é pelo menos três a quatro vezes mais caro do que o querosene de aviação convencional. A técnica em engenharia e operações afirma que ainda não é possível prever o valor do combustível.

Ao todo, o projeto vai contar com investimento de quase dois milhões de euros do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

BandNews/Lorena Pelanda

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading