Home Últimas Notícias Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda
Últimas Notícias

Poder de compra de fertilizantes por parte dos produtores tem queda

Compartilhar

O poder de compra de fertilizantes pelos produtores em julho de 2024 mostrou uma queda significativa. O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado ela companhia de fertilizantes Mosaic, alcançou o valor de 1.11, resultado que reflete a queda no preço das commodities e o aumento em alguns fertilizantes. Apesar dos atrasos nas compras dos fertilizantes, as perspectivas seguem positivas para a segunda safra de milho e algodão, com a expectativa de recuperação nos próximos meses para evitar acúmulos logísticos no final do ano.

Os preços das commodities reduziram 4,6% no milho e 2,15% na soja em relação a junho. Já o preço dos fertilizantes subiu cerca de 3% no período, com destaque para o aumento de 6% no superfosfato simples (SSP), 5% no fosfato monoamônico (MAP) e 1% na ureia. O cloreto de potássio (KCl) permaneceu estável.

A safra americana segue com boas perspectivas e os números mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) corroboraram esta estimativa. No Brasil e na América do Sul os indicadores também seguem bons, com ajustes de produção e produtividade principalmente na segunda safra brasileira.

Todo este cenário pressiona os preços da soja e do milho. Em julho, o mercado interno registrou alguns picos positivos motivados pelo aumento do dólar, o que permitiu que algumas negociações em real (R$) fossem mais vantajosas. O dólar variou cerca de 2% no período, em um cenário de maior incerteza global pressionado pela inflação brasileira e pela tensão no cenário das eleições norte-americanas e do contexto geopolítico.

O mercado segue atento ao desenvolvimento da safra nos Estados Unidos, às negociações e intenções de plantio para a próxima safra brasileira, além da colheita da segunda safra, que se aproxima do final e proporcionou números surpreendentes em algumas regiões. Como de costume, importante se atentar também às perspectivas climáticas para o início de setembro, que vão ditar a janela das próximas safras.

 

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP orienta usinas e cooperativas sobre emissão de CBios no RenovaBio

Comunicado estabelece procedimentos para indicação de escrituradores na Plataforma CBio por produtores...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal registra maior valorização em cinco semanas no mercado paulista

Menor oferta no Centro-Sul, devido às chuvas, e alta dos preços internacionais...

Últimas NotíciasMercado

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo, mesmo com redução nas vendas

Segundo o Cepea, oferta restrita pelas chuvas sustenta as cotações, enquanto condições...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Síndrome da Murcha da Cana-de-açúcar segue como ameaça constante aos canaviais

Manejo preventivo com biológicos contribui para um controle eficiente e sustentável. Historicamente,...