Home Últimas Notícias Polícia aponta ligação do PCC com rede de postos na Bahia; empresário é preso
Últimas Notícias

Polícia aponta ligação do PCC com rede de postos na Bahia; empresário é preso

Compartilhar

Operação Primus prende Jailson Jau, um dos maiores revendedores da Shell na América Latina, acusado de usar rede de postos para lavar dinheiro do PCC; Raízen nega vínculo e afirma uso ilegal da marca

A Polícia Civil da Bahia revelou uma conexão entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e uma rede de postos de combustíveis que operavam sob a bandeira Shell. A descoberta foi feita durante a Operação Primus, deflagrada em 16 de outubro, que resultou na prisão de Jailson Couto Ribeiro, conhecido como Jailson Jau, considerado um dos maiores revendedores da marca na América Latina.

De acordo com as investigações, a rede administrada por Jau era usada para adulterar combustíveis, lavar dinheiro e ocultar patrimônio proveniente de atividades criminosas.

Jailson Jau, natural de Iaçu (BA) e residente em Feira de Santana, administrava uma rede de cerca de 200 postos de combustíveis da marca Shell, controlados no Brasil pela Raízen, empresa do grupo Cosan, do empresário Rubens Ometto.

A polícia afirma que o empresário era responsável por estruturar um esquema bilionário de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, com ramificações em outros estados.

Jau foi preso em um hotel de luxo em Lençóis, na Chapada Diamantina. Ele havia disputado a prefeitura de Iaçu nas eleições de 2020 e 2024 e tinha forte influência política na região. Em 2022, apoiou o deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA), investigado na Operação Overclean, da Polícia Federal.

Nas redes sociais, o empresário ostentava uma rotina de luxo, com viagens frequentes para a Europa e o Oriente Médio.

Raízen nega vínculo

Em nota, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, informou que não mantém qualquer relação comercial com a rede Lubrijau, controlada por Jailson Jau, e que o uso da marca Shell era feito de maneira ilegal.

“A empresa esclarece que não mantém qualquer relação comercial com essa rede, sendo o uso da marca Shell feito de maneira ilegal. A companhia está atuando judicialmente para retirada completa da identidade visual. A Raízen reitera que não compactua com qualquer tipo de irregularidade e reforça seu compromisso com a transparência, a integridade e o respeito às normas legais”, afirmou em nota.

Operação Primus

A Operação Primus desmantelou uma organização criminosa especializada em adulteração e comercialização irregular de combustíveis, com atuação concentrada na Bahia, mas ramificações em São Paulo e Rio de Janeiro.

A operação contou com a participação de mais de 170 policiais civis e cumpriu 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva, sendo cinco já executados.

Durante a ação, foram apreendidos 12 veículos de luxo e cinco armas de fogo, incluindo uma submetralhadora.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 6,5 bilhões em bens e valores dos investigados, suspeitos de movimentar recursos ilícitos oriundos de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e adulteração de combustíveis.

Investigações continuam

As autoridades seguem rastreando o fluxo financeiro e os vínculos empresariais da rede investigada. A Polícia Civil apura o envolvimento de postos, transportadoras e distribuidoras que teriam operado sob o comando de Jailson Jau e com apoio de integrantes do PCC.

O caso é considerado uma das maiores investigações do setor de combustíveis no país e deve ter novas fases nas próximas semanas.

Minha Bahia | Gabriel Figueiredo

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Trump pressiona Coca-Cola para usar açúcar de cana, mas empresa tem dificuldades

Entrave mostra dificuldades de empresas para se adaptarem às vontades do republicano;...

Últimas Notícias

Instituto pede ajustes no projeto de lei da gasolina com etanol E15 nos EUA

O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) afirmou nesta...

Últimas Notícias

Orplana propõe criação de índice de ATR negociado em bolsa

O presidente do conselho da Organização de Associações de Produtores de Cana...

Últimas Notícias

Preços do açúcar despencam com perspectivas de fornecimento global robusto

Os preços do açúcar caíram acentuadamente na terça-feira, 21. A perspectiva de...