Home Últimas Notícias Porto de Santos Bate Recorde de Movimentação; soja e açúcar líderam nas exportações
Últimas Notícias

Porto de Santos Bate Recorde de Movimentação; soja e açúcar líderam nas exportações

Compartilhar
Embarques de grãos e farelo da oleaginosa somaram 29,61 milhões de toneladas e do adoçante alcançaram 8,83 milhões

O Porto de Santos registrou um desempenho histórico no primeiro semestre de 2025, mantendo o recorde de movimentação de contêineres. O aumento foi de 7,8% em comparação a 2024, com a passagem de 2,8 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), frente a 2,6 milhões no mesmo período do ano anterior.

De acordo com Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, esse resultado demonstra a capacidade do Porto de atender à crescente demanda de seus clientes. “Com as iniciativas em andamento, como a expansão da Poligonal, o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros e o leilão do terminal Tecon 10, Santos continuará sendo o principal equipamento logístico do Brasil no médio e longo prazo”, afirma Pomini.

Outro ponto positivo foi o aumento nas operações de desembarque, com destaque para as importações e cabotagem, que cresceram 1,2% em relação a 2024. Foram movimentadas 22,84 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, contra 22,57 milhões no ano anterior. Por outro lado, as operações de embarque registraram uma queda de 1,7%, devido à redução nas cargas de granel vegetal sólido. O volume de embarques foi de 65,49 milhões de toneladas, ante 66,60 milhões em 2024.

No total, o Porto de Santos movimentou 88,30 milhões de toneladas, um recuo inferior a 1% em relação aos 89,18 milhões do primeiro semestre de 2024. Mesmo com essa queda, o resultado é o segundo melhor da história do Porto.

Movimento mensal de junho

Em junho de 2025, o Porto de Santos também registrou um recorde na movimentação de contêineres, com 511,2 mil TEU, um aumento expressivo de 16,3% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o total foi de 439,6 mil TEU.

O mês também apresentou crescimento na corrente de desembarque, que subiu 3%, totalizando 4,19 milhões de toneladas, contra 4,07 milhões em junho de 2024. As operações de embarque, no entanto, caíram 3,45%, somando 11,84 milhões de toneladas, contra 12,26 milhões no mesmo período do ano passado. No total, foram movimentadas 16,04 milhões de toneladas em junho, o segundo melhor resultado histórico, apesar da queda de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2024.

O Porto de Santos também ampliou sua participação na corrente comercial brasileira para 29,9%, o maior percentual dos últimos quatro anos. O segundo colocado é o Porto de Paranaguá, com 7,7%, seguido pelo Porto de Itaguai (5%) e o Aeroporto de Guarulhos, com uma participação semelhante.

Destaques de carga

No semestre, a soja (grãos e farelo) seguiu como a carga de maior volume movimentada no Porto de Santos, com 29,61 milhões de toneladas, um aumento de 2,6% em relação a 2024. O açúcar ficou em segundo lugar, com 8,83 milhões de toneladas, representando uma queda de 26,8%. Em terceiro, a celulose, que tem ganhado destaque no Porto, com 4,71 milhões de toneladas, um aumento significativo de 21,4% em relação ao ano passado.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar deve continuar preso nos atuais níveis nos próximos meses

Demanda global ainda está mais fraca, enquanto entrada da safra brasileira aumenta...

Últimas Notícias

BNDES aprova crédito de R$ 500 milhões para construção de usina da FS em MT

Recursos serão destinados para unidade de etanol de milho em Campo Novo...

Últimas Notícias

Tereos e gigantes aeroespaciais criam joint venture para SAF de etanol

Rebound unirá o etanol da Tereos à tecnologia Alcohol-to-Jet para produção em...

DestaqueÚltimas Notícias

Patente do IAC amplia potencial da cana para produção de etanol celulósico, SAF e açúcar

Tecnologia desenvolvida pelo IAC em Ribeirão Preto aumenta a produção de biomassa,...