Home Últimas Notícias Preço da gasolina nas refinarias poderia ser reduzido 7% pela Petrobras
Últimas Notícias

Preço da gasolina nas refinarias poderia ser reduzido 7% pela Petrobras

Compartilhar

O preço da gasolina nas refinarias poderia ser reduzido pela Petrobras em cerca de 7% caso acompanhasse o preço do petróleo no mercado externo. A afirmação foi dada pelo analista Rafael Winalda, do banco Inter em relatório.

Hoje, o Brasil é importador líquido de combustível, comprando cerca de 10% da gasolina e 25% do diesel vindo do exterior. O petróleo tipo Brent, a principal variável no cálculo da paridade preço importado (PPI), a referência anterior para os preços praticados pela Petrobras, teve importante recuo nas últimas semanas, refletindo nas cotações dos combustíveis internacionalmente.

O diesel, que teve redução de 4,7% nas refinarias no dia 28, tem espaço maior para queda. Segundo as estimativas do banco, ainda há margem para outros 6,3% de corte nos preços. A expectativa era de que o movimento acontecesse após a aprovação do novo conselho de administração, em 27 de abril. “Mas nenhum movimento foi feito desde então e as incertezas ainda permanecem”, afirma o analista em relatório do banco.

Para Gustavo Gomes, que é sócio da Acqua Vero, em entrevista ao Estadão, na cadeia de produção existe um prazo de maturação por conta de reservas financeiras e de petróleo, o que acaba postergando os impactos. Sendo assim, não há um prazo certo para que o consumidor final observe uma redução dos preços, como também não é possível saber quanto da desvalorização será repassada até chegar às bombas, podendo ser bem abaixo da redução vista nos contratos futuros de petróleo.

Uma eventual queda, no entanto, pode atingir também o etanol. Apesar de o combustível não ser um derivado do petróleo, seu preço acompanha os movimentos da commodity. O objetivo é que o litro do etanol não fique muito mais barato do que a gasolina.

Com informações do Estado de S.Paulo e Gazeta do Povo

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra moagem de 700 mil toneladas no quatro trimestre da safra 2024/25

A Raízen, maior grupo sucroenergético do país, omunicou, por meio de Fato...

Últimas Notícias

Citi reitera recomendação de compra para ação da Jalles, que pode subir mais de 121%

O banco também atualizou as perspectivas para o balanço do primeiro trimestre...