Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à vista de São Paulo na semana passada, aponta levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP.
Entre 8 e 12 de setembro, a média do Indicador Cepea/Esalq (Icumsa de 130 a 180) foi de R$ 118,79 por saca de 50 quilos, leve alta de 0,22% frente à do período anterior.
“Já no cenário internacional, os valores do demerara recuaram, pressionados pelas projeções de boa safra na Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia, além da produção volumosa no Centro-Sul brasileiro, favorecida pelo tempo seco”, afirmam os pesquisadores, em nota.
Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) analisados pelo Cepea, na primeira quinzena de agosto, o estado de São Paulo produziu 2,368 milhões de toneladas do adoçante, alta de 20,46% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. O mix de produção nas usinas paulistas destinou 61,64% da matéria-prima à fabricação de açúcar, também conforme a Unica.