Últimas Notícias
Preços do açúcar caem com alta do dólar e atingem 19,24 centavos de dólar por libra-peso
Os preços do açúcar caíram na quarta-feira,08, para mínimos de 1 semana devido à pressão de um dólar mais forte. Nos últimos três meses, os preços do açúcar apresentaram tendência de queda. O contrato de açúcar bruto com vencimento em março caiu 0,21 centavo de dólar, ou 1,1%, para 19,24 centavos de dólar por libra-peso. Já o contrato do açúcar branco com vencimento em março caiu 0,8%, indo a US$ 503,70 por tonelada.
Os comerciantes disseram à Reuters, que o mercado ficou preso em uma faixa com suporte em torno da mínima recente de 19,04 centavos de dólar e resistência quando os preços subiram para 20 centavos de dólar.
Na semana passada, os preços do açúcar recuperaram brevemente para máximos de 3 semanas, devido a sinais de menor produção de açúcar na Índia, o segundo maior produtor mundial. As usinas da Índia produziram 9,54 milhões de toneladas de açúcar desde o início da temporada, em 1º de outubro, registrando uma queda de 15,5% em relação ao ano anterior, como reflexo da queda da produção de cana nos três maiores estados produtores.
A produção de açúcar no estado ocidental de Maharashtra caiu 21,5% em relação ao ano anterior nos primeiros três meses de 2024/25, para 3 milhões de toneladas, enquanto a produção no vizinho Karnataka caiu 18,1%, para 2 milhões de toneladas, informou a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (Isma, na sigla em inglês) em um comunicado. A produção em Uttar Pradesh, no norte do país, caiu 4,5% em relação ao ano anterior, para 3,28 milhões de toneladas, relatou a Isma.
Até o final de dezembro, 493 usinas de açúcar do país haviam iniciado suas operações de moagem, em comparação com 512 durante o mesmo período do ano anterior. A redução da produção no segundo maior produtor mundial de açúcar pode eliminar a possibilidade de a Índia permitir exportações durante a temporada que termina em setembro de 2025, apoiando os preços globais do açúcar.
As perspectivas de maior produção de açúcar na Tailândia são pessimistas para os preços do açúcar. Em 29 de outubro, o Escritório do Conselho de Cana e Açúcar da Tailândia projetou que a produção de açúcar da Tailândia em 2024/25 aumentaria 18%, para 10,35milhões de t. A Tailândia produziu 8,77 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2023/24, que terminou em abril. A Tailândia é o terceiro maior produtor de açúcar e o segundo maior exportador de açúcar do mundo.