Últimas Notícias
Preços do açúcar fecham em alta devido à força do real brasileiro
Os preços do açúcar na terça-feira fecharam moderadamente em alta. O contrato do açúcar bruto com vencimento em maio fechou em alta de 0,11 centavo de dólar, ou 0,6%, indo a 19,91 centavos de dólar por libra-peso. O contrato do açúcar branco com vencimento em agosto subiu 0,5%, para US$ 573,20 por tonelada.
Os preços do açúcar encontraram apoio desde uma recuperação do real brasileiro até uma alta de 1 semana em relação ao dólar. A valorização do real desencoraja as vendas de exportação por parte dos produtores de açúcar do Brasil.
Os preços do açúcar têm suporte desde a última quinta-feira, quando a Conab reduziu sua estimativa de produção de açúcar no Brasil para 2023/24 em 2,6%, para 45,7 milhões de toneladas, de uma estimativa de novembro de 46,9 milhões de toneladas. A estimativa de produção de açúcar no Brasil da Conab foi reduzida desde que a Conab elevou sua estimativa de produção de etanol no Brasil 2023/24 para 29,7 bilhões de litros, de uma estimativa de novembro de 28 bilhões de litros.
Para a safra 2024/25, a moagem na primeira quinzena de abril deve aumentar quase 15% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa de analistas da S&P Global Commodity Insights.
Se por um lado pesam nos preços do açúcar a perspectiva de monções acima da média na Índia este ano, o que poderá impulsionar a produção de açúcar da Índia, segundo o Departamento Meteorológico do País, por outro, há uma previsão de que o consumo de açúcar na Índia deva atingir um recorde, já que a demanda durante o pico da temporada de verão é impulsionada pelas ondas de calor e pela mobilização de milhões de pessoas para as eleições.