Home Últimas Notícias Preços do açúcar sob pressão da forte produção de açúcar no Brasil
Últimas Notícias

Preços do açúcar sob pressão da forte produção de açúcar no Brasil

Compartilhar

Os preços do açúcar registraram perdas moderadas na sexta-feira, mas permaneceram acima dos mínimos de 8 meses e meio atingidos na quinta-feira. Os preços do açúcar têm estado sob pressão nas últimas cinco semanas, à medida que o Brasil aumenta a produção de açúcar.

O contrato do açúcar bruto com vencimento em março caiu 0,19 centavo de dólar, ou 0,9%, indo a 21,99 centavos de dólar por libra-peso, depois de tocar uma mínima de oito meses e meio na quinta-feira, a 21,16 centavos de dólar. Por sua vez, o contrato do açúcar branco com vencimento em março perdeu US$ 3,80, ou 0,6%, para US$ 626,80 por tonelada.

Na terça-feira, a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar) informou que a produção de açúcar Centro-Sul do Brasil aumentou 35% na segunda quinzena de novembro e que a produção de açúcar na safra 2023/24 até novembro aumentou 23,5% para 40,817  milhões de t. Enquanto isso, o Brasil exportou 3,7 milhões de toneladas de açúcar em novembro, marcando um novo recorde para o mês.

Os preços do açúcar também foram reduzidos pelas notícias da semana passada de que o Ministério da Alimentação da Índia instruiu as usinas de açúcar locais a pararem de usar suco e xarope de cana-de-açúcar para produzir etanol no ano de fornecimento de 2023/24 para aumentar as reservas de açúcar. Especialistas em commodities do Green Pool disseram que isso poderia adicionar 2 milhões de toneladas de açúcar ao abastecimento interno da Índia.

O Departamento de Meteorologia da Índia disse que as chuvas de monções deste ano (junho-setembro) foram 6% abaixo da média, as chuvas de monções mais fracas em 5 anos. A Federação Nacional de Fábricas Cooperativas de Açúcar, um grupo de produtores de açúcar indianos, informou na sexta-feira passada que a produção de açúcar da Índia em 2023/24, de 1º de outubro a 30 de novembro, caiu -10,7% a/a, para 4,32 MMT.

Na última sexta-feira, a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA) estimou a produção de açúcar da Índia em 2023/24 em 32,5 milhões de toneladas, uma queda de 11,2% em relação aos 36,6 milhões de toneladas em 2022/23. Em Outubro, a Índia prolongou as restrições às exportações de açúcar a partir de 31 de Outubro até novo aviso, numa tentativa de manter o abastecimento interno adequado. A Índia permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar durante a temporada 2022/23, até 30 de setembro, depois de permitir que exportassem um recorde de 11,1 milhões de toneladas na temporada anterior.

Com informações da Barchart

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...