Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Prefeito veta PL contra pulverização aérea após diálogo com associações canavieiras

Publicado

em

Na última semana, quase um mês depois da aprovação pela Câmara de Tabapuã de um Projeto de Lei (PL) que proibia a pulverização aérea de defensivos agrícolas, o prefeito Sílvio Sartorello (PTB) vetou a proposta diante dos impactos produtivos e socioeconômicos que a lei causaria para agricultura no município e para toda a microrregião de Catanduva – uma área de importante vocação canavieira, como também é a de Araraquara. A decisão do gestor foi tomada após ouvir as explicações técnicas apresentadas pelas associações de fornecedores de cana dessas duas regiões (AFCRC e Canasol), ambas associadas à Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

Além das entidades de canavieiros, o setor industrial sucroenérgico se envolveu na defesa da pulverização pelos fatores positivos que ela promove para a produção dos canaviais e das usinas, bem como para a garantia da balança comercial da região e de todos os aspectos socioeconômicos decorrentes. Com o veto do prefeito à lei de autoria do vereador Pedro Girotto (DEM), a Câmara volta a tratar da matéria, nas comissões específicas e depois no plenário, previsto para ocorrer já no mês que vem.

A Feplana, presidida por Paulo Leal, continuará acompanhando o caso. A entidade inclusive parabeniza a ação conjunta, efetiva e exitosa da AFCRC e Canasol, juntamente com usinas do local, para o bem da agroindústria canavieira e a sociedade em geral. “A vitória será certa porque há união entre usinas, entidades e produtores em defesa do bem comum”, diz Leal, satisfeito e agradecido por poder estar contando com a atuação das duas associações filiadas à Feplana, então presididas por Nádia Gomieri e Luís Scabello, respectivamente, com a atenção e o empenho em defesa dos fornecedores de cana da região.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading