Home Destaque Presidente recebe delegação dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Índia
DestaqueÚltimas Notícias

Presidente recebe delegação dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Índia

Compartilhar

O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) recebeu ontem, terça-feira, 12, em Brasília, a delegação brasileira dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Nova Delhi, na Índia, na semana que vem. O encontro teve o objetivo trocar impressões sobre as perspectivas para a cooperação bilateral em energia com a Índia.

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, participou do encontro com o presidente e também fará parte da delegação empresarial.  O encontro oficial à Índia será realizado pelo Ministério de Minas e Energia. O Ministro Bento Albuquerque disse que a visita é fruto dos memorandos de entendimento assinados durante a visita do Presidente.

Segundo o presidente da Unica, Evandro Gussi, foram discutidos com o presidente os principais pontos da parceria que o Brasil e a Índia têm desenvolvido nos  últimos anos. O ministro de Ministério de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que chefiará a missão, apresentou ao Presidente, ao Chanceler Carlos França e ao Secretário de Assuntos Estratégicos, Almirante Rocha os principais objetivos esperados

“Queremos aprofundar o diálogo com as autoridades governamentais e com as lideranças empresariais indianas sobre a cooperação na área de mobilidade sustentável, com ênfase nos biocombustíveis e nos veículos flexfuel. Os setores de bioenergia e automotivo do Brasil têm uma longa experiência para compartilhar – são mais de 40 anos de uso do etanol”, disse Gussi em postagem na rede social.

Na Índia, o biocombustível é uma alternativa para os 50 milhões de produtores rurais que dependem da cana-de-açúcar. Atualmente, a Índia é o segundo maior produtor global de cana e de açúcar, ficando atrás apenas do Brasil.

De acordo com o presidente da Unica, pelo tamanho e pela relevância geopolítica, a Índia é um dos principais parceiros para a difusão da mobilidade sustentável a partir da bioenergia.

“Em 2020, quando o Presidente e o Ministro Bento Albuquerque estiveram em Délhi, o governo brasileiro celebrou um Memorando de Entendimento que deu início oficial a esses trabalhos. Do nosso lado, a Unica tem oferecido informações e estudos que capazes de contribuir para um programa bem sucedido entre os indianos, tento como ponto alto a realização, em conjunto com a APLA – Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, ApexBrasil e com o MRE, o Ethanol Talks, uma iniciativa que une conhecimento técnico e expertise em formulação de políticas públicas”, afirmou Gussi.

Dessa vez, o Brasil terá em sua comitiva a presença das montadoras Volkswagen, representada pelo Pablo Di Si e Toyota do Brasil, na pessoa do Roberto Matarazzo Braun e  da Yamaha Brasil, representado por Hilario Kabayashi. Além disso, a delegação contará com a presença da Abraciclo e Petrobras.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol hidratado supera R$ 3,00 nas usinas paulistas com oferta curta e demanda firme, aponta Cepea

O etanol hidratado negociado nas usinas paulistas iniciou 2026 com nova rodada...

Últimas Notícias

Mercado paulista de açúcar inicia 2026 com retomada de negócios e ajuste de preços, aponta Cepea

O mercado paulista de açúcar cristal branco iniciou 2026 com recuperação no...

Últimas Notícias

ComBio prevê triplicar receita em cinco anos com foco na energia para etanol de milho

A ComBio, maior empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para...

Últimas Notícias

MP de Alagoas ajuíza ação contra usina Utinga Leão por queimadas de cana em Pilar

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação civil pública contra...