Home Destaque Presidente recebe delegação dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Índia
DestaqueÚltimas Notícias

Presidente recebe delegação dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Índia

Compartilhar

O Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) recebeu ontem, terça-feira, 12, em Brasília, a delegação brasileira dos setores de biocombustíveis e automotivo que viajará a Nova Delhi, na Índia, na semana que vem. O encontro teve o objetivo trocar impressões sobre as perspectivas para a cooperação bilateral em energia com a Índia.

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, participou do encontro com o presidente e também fará parte da delegação empresarial.  O encontro oficial à Índia será realizado pelo Ministério de Minas e Energia. O Ministro Bento Albuquerque disse que a visita é fruto dos memorandos de entendimento assinados durante a visita do Presidente.

Segundo o presidente da Unica, Evandro Gussi, foram discutidos com o presidente os principais pontos da parceria que o Brasil e a Índia têm desenvolvido nos  últimos anos. O ministro de Ministério de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que chefiará a missão, apresentou ao Presidente, ao Chanceler Carlos França e ao Secretário de Assuntos Estratégicos, Almirante Rocha os principais objetivos esperados

“Queremos aprofundar o diálogo com as autoridades governamentais e com as lideranças empresariais indianas sobre a cooperação na área de mobilidade sustentável, com ênfase nos biocombustíveis e nos veículos flexfuel. Os setores de bioenergia e automotivo do Brasil têm uma longa experiência para compartilhar – são mais de 40 anos de uso do etanol”, disse Gussi em postagem na rede social.

Na Índia, o biocombustível é uma alternativa para os 50 milhões de produtores rurais que dependem da cana-de-açúcar. Atualmente, a Índia é o segundo maior produtor global de cana e de açúcar, ficando atrás apenas do Brasil.

De acordo com o presidente da Unica, pelo tamanho e pela relevância geopolítica, a Índia é um dos principais parceiros para a difusão da mobilidade sustentável a partir da bioenergia.

“Em 2020, quando o Presidente e o Ministro Bento Albuquerque estiveram em Délhi, o governo brasileiro celebrou um Memorando de Entendimento que deu início oficial a esses trabalhos. Do nosso lado, a Unica tem oferecido informações e estudos que capazes de contribuir para um programa bem sucedido entre os indianos, tento como ponto alto a realização, em conjunto com a APLA – Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, ApexBrasil e com o MRE, o Ethanol Talks, uma iniciativa que une conhecimento técnico e expertise em formulação de políticas públicas”, afirmou Gussi.

Dessa vez, o Brasil terá em sua comitiva a presença das montadoras Volkswagen, representada pelo Pablo Di Si e Toyota do Brasil, na pessoa do Roberto Matarazzo Braun e  da Yamaha Brasil, representado por Hilario Kabayashi. Além disso, a delegação contará com a presença da Abraciclo e Petrobras.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...