Home Últimas Notícias Produção canavieira no Norte-Nordeste ultrapassa 59 mi t na safra 2023/24
Últimas Notícias

Produção canavieira no Norte-Nordeste ultrapassa 59 mi t na safra 2023/24

Modelo baseado em algoritmo otimiza manutenção de colhedoras de cana
Compartilhar

No período 2023/24, as usinas do Norte e Nordeste esmagaram 59,71 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) mostram que a produção, encerrada em 30 de junho, foi 2,72% menor se comparada ao processamento da safra 2022/23, que atingiu 61,38 milhões de toneladas.

Mesmo com esta retração, o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, aponta destaques positivos verificados no ciclo 2023/24. Dentre estes, a produção de etanol hidratado e de açúcar, que evoluiu 7,23% e 3,19%, respectivamente. A NovaBio reúne 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros.

A fabricação do biocombustível disponível nas bombas para abastecer veículos flex atingiu 1,15 bilhão de litros contra 1,07 bilhão de litros produzidos na safra passada. “No mesmo período comparativo, o açúcar superou a marca de 3,46 milhões de toneladas ante 3,35 milhões de toneladas”, destaca Cunha.

No caso do etanol anidro, que é misturado à gasolina, houve queda de 15,09% na produção. Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), explica que até 30 de junho foram contabilizados 1,06 bilhão de litros em comparação aos 1,25 bilhão de litros fabricados no período 2022/23.

Para o executivo, as razões para a queda estão, sobretudo, na “imprevisibilidade” das políticas de precificação dos combustíveis. “[As políticas] não vêm obedecendo regras estáveis, o que alija o etanol limpo da competição com produtos de origem fóssil e mineral. É uma situação que necessita de realinhamento o quanto antes”, afirma.

Esta retração, no entanto, não prejudicou o abastecimento no mercado interno, de acordo com o presidente da NovaBio. Considerando a produção total de etanol (anidro e hidratado), as unidades do Norte e Nordeste fabricaram 2,21 bilhões de litros, contra 2,32 bilhões de litros registrados na safra anterior.

Ele ainda revela que, nas últimas três quinzenas, os números da safra 2023/24 não foram atualizados devido a um problema no sistema Sapcana, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que disponibiliza os dados já consolidados relativos às unidades produtoras do Norte e Nordeste. Segundo os responsáveis pela coordenação de acompanhamento da produção de cana-de-açúcar do Sapcana, os dados já foram calculados e estão disponíveis no site do ministério.

Com informações da NovaBio.
Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chuvas do El Niño no Brasil ameaçam o início da próxima safra de açúcar

País é o maior exportador mundial de açúcar, responde por cerca de...

Últimas Notícias

Instituto Mauá testa uso de etanol em motores a diesel

Resultados até agora indicam que biocombustível tem nível equivalente de torque e...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen apresenta cenário financeiro com EBITDA de R$ 13,1 bilhões para 2026/27 e aponta desafios para energia

Material atualizado no âmbito da recuperação extrajudicial considera fluxo de caixa operacional...

Últimas Notícias

Etanol de milho levanta polêmica de uso da terra para biocombustível

No Brasil, maior parte da safra vem de área onde já havia...