Home Últimas Notícias Produção de açúcar do Centro-Sul caiu 8,5% na segunda quinzena de março, diz pesquisa
Últimas Notícias

Produção de açúcar do Centro-Sul caiu 8,5% na segunda quinzena de março, diz pesquisa

Compartilhar

A produção de açúcar do Centro-Sul do Brasil foi estimada em 168 mil toneladas na segunda quinzena de março, queda de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa da S&P Global Commodity Insights com 22 analistas, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira, 11.

Já a moagem de cana-de-açúcar foi prevista em 4,75 milhões de toneladas, uma redução de 6,9% na mesma comparação, segundo a pesquisa, que trouxe dados da última quinzena da safra 2024/25, quando usinas já começam maiores movimentações para iniciar a temporada 2025/26 (abril a março).

A analista de açúcar da Commodity Insights, Bianca Guimarães, citou relatos de produtividades agrícolas abaixo do esperado neste momento da colheita, mas ela não vê um adiamento do início da nova safra.

“As expectativas iniciais de um início atrasado da safra de 2025 parecem ter se dissipado. Como temos observado consistentemente, as condições de seca provavelmente incentivarão as usinas a iniciar a moagem”, afirmou.

A proporção de cana utilizada na produção de açúcar deverá ser de 34,38%, acima dos 33,5% do ano anterior.

Normalmente, por questões industriais, as usinas tendem a preferir mais o etanol no início da safra, o que explica a menor fatia de cana processada direcionada à fabricação do adoçante. O mix tem sido mais próximo de 50% para cada produto nos últimos anos.

A pesquisa mostrou que a produção total de etanol de cana-de-açúcar e milho foi prevista em 573 milhões de litros, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

Relatórios preliminares das usinas indicam que a produtividade agrícola está abaixo das expectativas, acompanhada por níveis elevados de redutores de açúcar, notou a S&P Global Commodity Insights, explicando que a cana destinada à colheita no início da temporada foi especialmente impactada pela seca de 2024.

O teor de Açúcar Total Recuperável (ATR), que mede a sacarose da cana, foi estimado em 106,41 kg por tonelada de cana na segunda quinzena de março, queda de 5,3% na comparação anual. A pesquisa foi divulga antes do relatório da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), previsto para o início da próxima semana.

Reuters
Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açúcar
Últimas Notícias

Açúcar cristal segue em alta com oferta restrita em São Paulo

Maior moagem no Centro-Sul não resultou em aumento proporcional da disponibilidade do...

Últimas NotíciasMercado

Etanol segue em alta em São Paulo com chuvas e demanda aquecida

Preços tiveram em agosto a primeira alta mensal da safra 2026/27; volume...

Últimas Notícias

General Mills e Mars processam produtores de açúcar nos EUA

Ação judicial aponta coordenação ilegal de preços ao compartilhar informações confidenciais por...

Últimas NotíciasDestaqueOpiniãoPopular

Como tornar o RH mais estratégico no agronegocio?

Os tempos mudaram…O RH está acompanhando esta realidade?  por Renato Fazzolari O...