Home Açúcar Produção de açúcar na 1ª quinzena de setembro deve cair 1,3%, segundo S&P Global
AçúcarÚltimas Notícias

Produção de açúcar na 1ª quinzena de setembro deve cair 1,3%, segundo S&P Global

Compartilhar

Estimativas de analistas consultados sugerem produção de 3,09 milhões de toneladas do adoçante pelas usinas do Centro-Sul

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve ter atingido 3,09 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro, representando uma diminuição de 1,3% em relação ao ano anterior. O dado é de uma pesquisa com 23 analistas conduzida pela S&P Global Commodity Insights e publicada ontem, 24.

“A seca prolongada e os incêndios florestais devem resultar em números baixos tanto para o mix de açúcar quanto para a produção, uma vez que a cristalização continua a ser um desafio devido à deterioração da qualidade da cana”, disse a analista de açúcar da S&P Global Commodity Insights, Bianca Guimarães.

As projeções para a moagem de cana na primeira quinzena de setembro variaram de 41,2 milhões a 45,8 milhões de toneladas na pesquisa, com a média em 42,64 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a concentração de açúcar recuperável por tonelada de cana (ATR) foi vista em 157 kg/t, um aumento de 2,3% em relação à safra anterior. Por sua vez, a proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deve ser de 48,4%, uma queda em relação aos 51% de um ano antes, segundo a pesquisa.

sp pesquisa setembro 250924

Além disso, a produção total de etanol – a partir da cana-de-açúcar e do milho – foi projetada em 2,38 bilhões de litros, um aumento de 11,7% frente ao ano anterior, segundo a pesquisa.

Especificamente, a produção de etanol hidratado deve ter atingido 1,51 bilhão de litros na quinzena, de acordo com a média das respostas dos analistas à pesquisa. Esse volume representaria um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior. Já a produção de etanol anidro deve ter totalizado 874 milhões de litros, aumento de 0,7% na comparação anual.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) deve divulgar seus números oficiais de produção nos próximos dias.

Preços

A Platts, parte da S&P Global Commodity Insights, avaliou o preço de mercado à vista do etanol hidratado em Ribeirão Preto, convertido em equivalente de açúcar bruto, em 14,32 centavos por libra-peso. O valor é referente a 23 de setembro.

No mesmo dia, o contrato futuro de açúcar bruto negociado em Nova York com vencimento em outubro fechou em 22,55 centavos de dólar por libra-peso. Dessa forma, a commodity possui um prêmio de 8,23 centavos de dólar sobre o preço do etanol hidratado.

Com informações da S&P Global Commodity Insights 
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comemoração dos 50 anos do Proálcool reúne líderes e autoridades em São Paulo

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...

Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA recebe apoio de pagamentos do governo, diz diretor da ISO

Os subsídios do governo dos Estados Unidos aos produtores de milho estão...

Últimas NotíciasDestaque

Justiça bloqueia R$ 379,5 milhões da usina de etanol investigada por sonegação em Mato Grosso

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT) obteve decisão judicial que...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...