Home Açúcar Produção de açúcar na 1ª quinzena de setembro deve cair 1,3%, segundo S&P Global
AçúcarÚltimas Notícias

Produção de açúcar na 1ª quinzena de setembro deve cair 1,3%, segundo S&P Global

Compartilhar

Estimativas de analistas consultados sugerem produção de 3,09 milhões de toneladas do adoçante pelas usinas do Centro-Sul

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve ter atingido 3,09 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro, representando uma diminuição de 1,3% em relação ao ano anterior. O dado é de uma pesquisa com 23 analistas conduzida pela S&P Global Commodity Insights e publicada ontem, 24.

“A seca prolongada e os incêndios florestais devem resultar em números baixos tanto para o mix de açúcar quanto para a produção, uma vez que a cristalização continua a ser um desafio devido à deterioração da qualidade da cana”, disse a analista de açúcar da S&P Global Commodity Insights, Bianca Guimarães.

As projeções para a moagem de cana na primeira quinzena de setembro variaram de 41,2 milhões a 45,8 milhões de toneladas na pesquisa, com a média em 42,64 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já a concentração de açúcar recuperável por tonelada de cana (ATR) foi vista em 157 kg/t, um aumento de 2,3% em relação à safra anterior. Por sua vez, a proporção de cana utilizada para a produção de açúcar deve ser de 48,4%, uma queda em relação aos 51% de um ano antes, segundo a pesquisa.

sp pesquisa setembro 250924

Além disso, a produção total de etanol – a partir da cana-de-açúcar e do milho – foi projetada em 2,38 bilhões de litros, um aumento de 11,7% frente ao ano anterior, segundo a pesquisa.

Especificamente, a produção de etanol hidratado deve ter atingido 1,51 bilhão de litros na quinzena, de acordo com a média das respostas dos analistas à pesquisa. Esse volume representaria um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior. Já a produção de etanol anidro deve ter totalizado 874 milhões de litros, aumento de 0,7% na comparação anual.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) deve divulgar seus números oficiais de produção nos próximos dias.

Preços

A Platts, parte da S&P Global Commodity Insights, avaliou o preço de mercado à vista do etanol hidratado em Ribeirão Preto, convertido em equivalente de açúcar bruto, em 14,32 centavos por libra-peso. O valor é referente a 23 de setembro.

No mesmo dia, o contrato futuro de açúcar bruto negociado em Nova York com vencimento em outubro fechou em 22,55 centavos de dólar por libra-peso. Dessa forma, a commodity possui um prêmio de 8,23 centavos de dólar sobre o preço do etanol hidratado.

Com informações da S&P Global Commodity Insights 
Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cotações do petróleo fecham em alta por tensões no Irã

As cotações do petróleo subiram nesta terça-feira, 3, depois da queda do...

Últimas Notícias

Preços do açúcar sobem com enfraquecimento do dólar e cobertura de posições vendidas

Os preços do açúcar encerraram a terça-feira em forte alta, impulsionados pelo...

Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...