Home Últimas Notícias Produção de etanol de milho trouxe incremento de 21% na produção de MS
Últimas Notícias

Produção de etanol de milho trouxe incremento de 21% na produção de MS

Imagem/Ilustrativa: RPAnews
Compartilhar

Com o  início da produção de etanol de milho no Mato Grosso do Sul em 2022, trouxe um incremento de 21% na produção do biocombustível no estado, que até então só produzia o insumo a partir da cana-de-açúcar. Na temporada 2022/23, Mato Grosso do Sul produziu 3,2 bilhões de litros de etanol, volume 33% maior que o do ano-safra anterior.

Deste total, pelo menos 685 milhões de litros deste montante foram fabricados a partir do milho, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base em dados da Biosul (Associação de Produtores de Bionergia do Estado).

A perspectiva é de que o biocombustível feito a partir de milho aumente sua participação já a partir deste ano, com a entrada em operação da usina Neomille, em Maracaju. A usina está sendo instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares, em Maracaju. A meta de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano), gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho (22 mil metros cúbicos/ano).

Atualmente, apenas uma planta está em operação, a da Inpasa, em Dourados. No ano passado, de acordo com a Semadesc, a empresa produziu 318 milhões de litros de etanol hidratado e 367 milhões de litros de anidro a partir do milho.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, em nota, a expansão do etanol de milho é estratégica para Mato Grosso do Sul e o segmento ainda proporciona a produção de outros produtos, como o DDG. “Temos uma empresa operando e outra que será inaugurada neste ano, o que coloca o estado no cenário nacional de produção de etanol”, diz Verruck.

Natália Cheubin com informações da Semadesc

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP orienta usinas e cooperativas sobre emissão de CBios no RenovaBio

Comunicado estabelece procedimentos para indicação de escrituradores na Plataforma CBio por produtores...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar cristal registra maior valorização em cinco semanas no mercado paulista

Menor oferta no Centro-Sul, devido às chuvas, e alta dos preços internacionais...

Últimas NotíciasMercado

Preços do etanol seguem firmes em São Paulo, mesmo com redução nas vendas

Segundo o Cepea, oferta restrita pelas chuvas sustenta as cotações, enquanto condições...

DestaqueAgrícolaPopularÚltimas Notícias

Síndrome da Murcha da Cana-de-açúcar segue como ameaça constante aos canaviais

Manejo preventivo com biológicos contribui para um controle eficiente e sustentável. Historicamente,...