Home Últimas Notícias Produção de etanol de milho trouxe incremento de 21% na produção de MS
Últimas Notícias

Produção de etanol de milho trouxe incremento de 21% na produção de MS

Imagem/Ilustrativa: RPAnews
Compartilhar

Com o  início da produção de etanol de milho no Mato Grosso do Sul em 2022, trouxe um incremento de 21% na produção do biocombustível no estado, que até então só produzia o insumo a partir da cana-de-açúcar. Na temporada 2022/23, Mato Grosso do Sul produziu 3,2 bilhões de litros de etanol, volume 33% maior que o do ano-safra anterior.

Deste total, pelo menos 685 milhões de litros deste montante foram fabricados a partir do milho, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com base em dados da Biosul (Associação de Produtores de Bionergia do Estado).

A perspectiva é de que o biocombustível feito a partir de milho aumente sua participação já a partir deste ano, com a entrada em operação da usina Neomille, em Maracaju. A usina está sendo instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares, em Maracaju. A meta de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano), gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho (22 mil metros cúbicos/ano).

Atualmente, apenas uma planta está em operação, a da Inpasa, em Dourados. No ano passado, de acordo com a Semadesc, a empresa produziu 318 milhões de litros de etanol hidratado e 367 milhões de litros de anidro a partir do milho.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, em nota, a expansão do etanol de milho é estratégica para Mato Grosso do Sul e o segmento ainda proporciona a produção de outros produtos, como o DDG. “Temos uma empresa operando e outra que será inaugurada neste ano, o que coloca o estado no cenário nacional de produção de etanol”, diz Verruck.

Natália Cheubin com informações da Semadesc

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Mercado de açúcar deve registrar pequeno déficit em 2026/27, diz corretora Czarnikow

O mercado global de açúcar apresentará um déficit modesto de 600 mil...

Últimas NotíciasOpiniãoPopular

Terceirizar a gestão agrícola significa perder o controle da operação?

Essa talvez seja uma das maiores barreiras culturais quando discutimos novos modelos...

Últimas NotíciasDestaquePopularRecursos Humanos

Especial RH: Naquilo que você acreditar, será a sua verdade

Você já se perguntou no que acredita e por quê? por Renato...

Últimas Notícias

ANP monitora abastecimento de combustíveis no Norte para reduzir impacto do El Niño

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que...