Home Últimas Notícias Produção de petróleo do Brasil cresce pelo quinto mês consecutivo em março, diz ANP
Últimas Notícias

Produção de petróleo do Brasil cresce pelo quinto mês consecutivo em março, diz ANP

Compartilhar

A produção de petróleo do Brasil subiu em março pelo quinto mês consecutivo, atingindo 3,621 milhões de barris por dia (bpd), com impulso do avanço da exploração do pré-sal, afirmou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta segunda-feira, 5.

O volume produzido no terceiro mês do ano representou uma alta de 3,8% ante fevereiro e de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Principal produtora do Brasil, a Petrobras produziu 2,23 milhões de bpd em março, alta de 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A petroleira estatal publicou na semana passada que sua produção média no primeiro trimestre foi de 2,2 milhões de bpd de petróleo, o que representou uma queda de 1% na comparação anual, mas um aumento de 5,9% em relação ao trimestre anterior. Já a Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras no pré-sal, produziu em março 385,75 mil bpd, alta de 3,6% na comparação anual, segundo a ANP.

A produção de gás natural do Brasil, por sua vez, atingiu 165,53 milhões de metros cúbicos ao dia (m³/d) em março, avanço de 4,3% frente a fevereiro e de 15% ante o mesmo mês do ano passado.

Entretanto, do volume total de gás produzido, apenas 46,95 milhões de m³/d foram disponibilizados ao mercado, enquanto 95,23 milhões de m³/d foram injetados de volta nos poços, 17,58 milhões de m³/d foram consumidos na própria plataforma e 5,77 milhões de m³/d foram queimados na unidade.

A produção total (petróleo e gás natural) no país, considerando pré-sal, pós-sal e terra, foi de 4,662 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em março, com impulso de um recorde na produção do pré-sal.

No pré-sal a produção somou um marco histórico de 3,716 milhões de boe/d, alta de 5,2% versus fevereiro e de 10,9% ante o mesmo período de 2024.

Reuters/Roberto Samora e Marta Nogueira

Compartilhar

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Episódio 24: A irrigação será indispensável para o futuro da cana-de-açúcar?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasOpinião

Quem deve liderar a transformação da gestão agrícola de uma usina?

Nos últimos anos, o setor sucroenergético passou a operar em um ambiente...

Últimas Notícias

Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa emissão de carbono na operação

Com painéis dedicados ao tema, FenaBio conecta conteúdo técnico, inovação e negócios...

açucar
Últimas Notícias

Chuvas impulsionam recuperação pontual dos preços do açúcar cristal em São Paulo, diz Cepea

Apesar da reação no início de julho, média semanal do açúcar recuou...

Últimas Notícias

Preços do etanol acumulam queda de mais de 12% no primeiro trimestre da safra 2026/27, aponta Cepea

Maior oferta de etanol de cana e de milho pressionou as cotações...