Home Agrícola Produtividade agrícola atinge 85 toneladas por hectare
AgrícolaDestaqueUsinas

Produtividade agrícola atinge 85 toneladas por hectare

Colheita de cana
Compartilhar

O rendimento médio das lavouras de cana-de-açúcar no Centro-Sul avançou em agosto novamente influenciado pelas condições climáticas favoráveis e a colheita de canavial mais jovem.

No acumulado deste ano, a produtividade agrícola na região atingiu 85,0 toneladas por hectare, aumento de 4,05% em relação as 81,7 toneladas no ciclo anterior, segundo o relatório Cana Zoom, produzido pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA), em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Sistema TEMPOCAMPO e o Laboratório Integrado de Análise de Dados em Agronegócio e Bioenergia (LINEAR).

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades do Centro-Sul cresceu 3,8% em relação à 2019, atingindo 415,05 milhões de toneladas até o final de agosto.

O relatório também apontou que as estimativas de área colhida no acumulado até agosto apresentaram ligeira queda de 0,2% no comparativo com o último ciclo, alcançando 4,88 milhões de hectares no Centro-Sul.

O clima mais seco também favoreceu a concentração de açúcares na planta. No acumulado da safra atual, o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar na região Centro-Sul alcançou 139,3 kg, crescimento de 4,5% em comparativo com os 133,3 kg observados no ciclo anterior.

Já o aproveitamento de tempo atingiu 87% em agosto, com queda em relação ao último mês, devido às chuvas que atingiram os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e a região de Assis, em São Paulo.

O clima seco foi interrompido nessas regiões, em que o índice de chuvas foi, em média, 1,6 vezes maior que a normal climatológica. Mesmo assim, a precipitação pluviométrica no acumulado deste ano continua abaixo do patamar, com volume de chuvas 40% inferior à média histórica no Centro-Sul.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

revati
Últimas NotíciasDestaque

Renuka Vale do Ivaí é inclusa em “lista suja” do trabalho escravo

Sucroenergética de São Pedro do Ivaí (PR) entrou na lista após caso...

Últimas NotíciasDestaque

Paulicéia inicia safra 2026/2027 com expectativa de crescimento e foco em sustentabilidade

A Usina Caeté – Unidade Paulicéia iniciou a safra 2026/2027 com expectativa...