Home Destaque Produtividade da cana varia mais de 20 t/ha entre regiões brasileiras, aponta análise do IAC
DestaqueÚltimas Notícias

Produtividade da cana varia mais de 20 t/ha entre regiões brasileiras, aponta análise do IAC

Compartilhar

A safra 2024/25 apresentou diferenças expressivas na produtividade da cana-de-açúcar entre as regiões do Brasil. Segundo análise do Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC), a média de TCH5 — que considera os cinco primeiros cortes da lavoura, eliminando o efeito do estágio médio de corte — variou de 87,9 t/ha em Piracicaba (SP) a 61,3 t/ha em nos estados da região Norte-Nordeste, exceto Alagoas, uma diferença de 26,6 toneladas por hectare (43%).

De acordo com Rubens L. do C. Braga Junior, pesquisador do IAC que conduziu a análise, as maiores produtividades na Centro-Sul foram observadas em regiões tradicionais de São Paulo, como Piracicaba e Ribeirão Preto e, também, nos estados de Minas Gerais  e em Goiás. Já os menores resultados ficaram concentrados em estados do Nordeste,  no estado do Paraná.e nas regiões paulistas de Araçatuba e Jaú. As demais regiões apresentaram resultados intermediários para a produtividade, variando de 70 a 78 em TCH5.

O levantamento, que reuniu dados de 244 unidades produtoras (62% da moagem nacional), apontou uma média nacional de 77 toneladas de cana por hectare (TCH) e 10,4 toneladas de ATR por hectare (TAH).

O estudo também analisou o TAH5, indicador que expressa a produtividade em açúcar. As regiões com melhor desempenho em TCH mantiveram a vantagem, com a região de Piracicaba  alcançando a primeira posição com TAH5 igual 12,2, seguida da região de Ribeirão Preto (12,0).. Já em termos da qualidade da cana, a região de  Jaú (SP) registrou o maior índice de ATR5 (138,9), seguida de perto por Ribeirão Preto (138,6) e Piracicaba (138,5) alcançaram as primerias posições.

 

Decaimento de produtividade e idade das variedades

Outro indicador relevante, o Q% médio — que expressa a taxa de queda de produtividade entre os estágios de corte — mostrou comportamento distinto. Regiões de baixo TCH médio tiveram decaimento inferior a 10%, enquanto as de melhor desempenhoregistraram quedas superiores a 13%. Vale destacar o comportamento distinto do decaimento da produtividade no estado do Paraná (15%), que talvez seja o principal motivo para a sua baixa produtividade média.

O Índice de Liberação Varietal (ILV) mostrou que as regiões mais produtivas utilizam variedades mais recentes, com tempo médio aproximado de 13 anos após a liberação comercial.

Influência do clima e do ambiente de produção

Braga Junior ressalta que a interação entre clima, solo e variedade explica boa parte das diferenças. “Áreas com maior regularidade hídrica e solos mais profundos, como no Nordeste Paulista e no Triângulo Mineiro, sustentam produtividades mais estáveis”, explicou.

Em contrapartida, regiões com solos arenosos e menor retenção de água, como Araçatuba (SP) e os estados da região Nordeste — classificadas no relatório como de ambiente “Médio” a “Ruim” —, sofreram mais com a irregularidade das chuvas. Essa condição edafoclimática explica a significativa diferença de produtividade observada.

A análise confirma que as variações locais são expressivas e reforçam a necessidade do planejamento varietal e do manejo específico por ambiente de produção. Isso se expressa claramente na comparação da empresa campeã nacional e a média geral das empresas que apresentou uma diferença de 57% em TAH5, o que demonstra a importância do manejo estratégico.

Natália Cherubin para RPAnews

 

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usinas estão lentas em hegde de açúcar e aumentarão foco no etanol, afirma Czarnikow

As usinas processadoras de cana-de-açúcar no Brasil estão muito atrasadas em suas...

Últimas Notícias

Petróleo cai com perspectiva de conversas entre Irã e EUA

Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, 2, pressionados pela perspectiva de...

Últimas Notícias

Oferta global abundante pressiona preços do açúcar

Perspectiva de superávits globais de açúcar e aumento da produção em Brasil...

Últimas Notícias

Estudo inédito aponta variações estaduais na pegada de carbono de soja, milho e cana-de-açúcar

Pesquisas reforçam base científica do RenovaBio e abrem caminho para recomendações técnicas...