Home Destaque Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%
Destaque

Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%

Cana, cana-de-açúcar
Compartilhar

A safra 2021/22 carrega uma herança difícil deixada pela safra 2020/21 no quesito produção, já que este ano o volume de cana e sua qualidade serão menores, devido a seca que vem atingindo os canaviais desde o ano passado.

Com base no cenário atual de clima e com a expectativa de que nos próximos meses o padrão seco seguirá presente no cinturão canavieiro, o Itaú BBA, estima que a produtividade média até o final da safra seja de 72,5 toneladas de cana por ha, representando queda de 6,8% comparado com a safra 2020/21.

“Isso somado à maior intenção de plantio de cana de 18 meses, que consequentemente reduz a área disponível para colheita, nos faz prever um volume disponível para moagem no Centro-Sul de 560 milhões de toneladas, 7,5% abaixo da safra anterior”, dizem os analistas do banco em relatório.

Em relação ao mix de produção, as altas das cotações do açúcar em reais, na esteira do dólar valorizado e do ambiente de déficit global do adoçante, estimularam a fixação antecipada das usinas brasileiras de tal modo que antes do início da moagem cerca de 85% do açúcar da safra já havia sido comercializada.

“Com isso, a estimativa de mix do adoçante é de 46,5% (com uma rigidez maior diante das fixações), com produção de 34,5 milhões de toneladas de açúcar”, dizem os analistas.

Por Natália Cherubin, com informações do Itaú BBA

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaqueOpiniãoPopularRHÚltimas Notícias

Especial RH: Do Departamento Pessoal ao Recursos Humanos

A evolução do setor e o que esperar do futuro?   por Renato...

DestaqueÚltimas Notícias

Colombo abre a safra 2026/27 com projeção de 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

Em início do novo ciclo, sucroenergética destaca segurança, eficiência operacional e integração...

CMAA
Últimas NotíciasDestaque

Itaú vira sócio de novo braço de energia da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool

O Itaú está entrando como sócio minoritário da CMAA Energia, braço recém-criado...

DestaqueOpiniãoÚltimas Notícias

A escolha equivocada de variedades pode quebrar uma usina: mito ou verdade?

Dando continuidade ao tema e aos assuntos voltados à importância das variedades de cana-de-açúcar...