Home Destaque Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%
Destaque

Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%

Cana, cana-de-açúcar
Compartilhar

A safra 2021/22 carrega uma herança difícil deixada pela safra 2020/21 no quesito produção, já que este ano o volume de cana e sua qualidade serão menores, devido a seca que vem atingindo os canaviais desde o ano passado.

Com base no cenário atual de clima e com a expectativa de que nos próximos meses o padrão seco seguirá presente no cinturão canavieiro, o Itaú BBA, estima que a produtividade média até o final da safra seja de 72,5 toneladas de cana por ha, representando queda de 6,8% comparado com a safra 2020/21.

“Isso somado à maior intenção de plantio de cana de 18 meses, que consequentemente reduz a área disponível para colheita, nos faz prever um volume disponível para moagem no Centro-Sul de 560 milhões de toneladas, 7,5% abaixo da safra anterior”, dizem os analistas do banco em relatório.

Em relação ao mix de produção, as altas das cotações do açúcar em reais, na esteira do dólar valorizado e do ambiente de déficit global do adoçante, estimularam a fixação antecipada das usinas brasileiras de tal modo que antes do início da moagem cerca de 85% do açúcar da safra já havia sido comercializada.

“Com isso, a estimativa de mix do adoçante é de 46,5% (com uma rigidez maior diante das fixações), com produção de 34,5 milhões de toneladas de açúcar”, dizem os analistas.

Por Natália Cherubin, com informações do Itaú BBA

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Pecege projeta recuperação do ATR no Consecana-SP até o fim da safra

Preço mensal do ATR pode superar R$ 1/kg a partir de dezembro;...

DestaqueÚltimas Notícias

Copersucar processa 108 milhões de toneladas de cana e avança em biometano e bioenergia

Usinas associadas da Copersucar também e geraram 6,5 mil GWh de energia...

Últimas NotíciasDestaque

Produtores de cana de PE ameaçam suspender fornecimento com preço abaixo do custo

Canavieiros apontam remuneração de R$ 139,27 por tonelada diante de custo total...

Últimas NotíciasDestaquePopular

Setor deve entrar na safra 2027/28 ainda sob pressão, avalia RPA

A safra 2026/27 deve entregar maior volume de cana no Centro-Sul, mas...