Home Destaque Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%
Destaque

Safra 2021/22: produtividade dos canaviais pode cair 6,8%

Cana, cana-de-açúcar
Compartilhar

A safra 2021/22 carrega uma herança difícil deixada pela safra 2020/21 no quesito produção, já que este ano o volume de cana e sua qualidade serão menores, devido a seca que vem atingindo os canaviais desde o ano passado.

Com base no cenário atual de clima e com a expectativa de que nos próximos meses o padrão seco seguirá presente no cinturão canavieiro, o Itaú BBA, estima que a produtividade média até o final da safra seja de 72,5 toneladas de cana por ha, representando queda de 6,8% comparado com a safra 2020/21.

“Isso somado à maior intenção de plantio de cana de 18 meses, que consequentemente reduz a área disponível para colheita, nos faz prever um volume disponível para moagem no Centro-Sul de 560 milhões de toneladas, 7,5% abaixo da safra anterior”, dizem os analistas do banco em relatório.

Em relação ao mix de produção, as altas das cotações do açúcar em reais, na esteira do dólar valorizado e do ambiente de déficit global do adoçante, estimularam a fixação antecipada das usinas brasileiras de tal modo que antes do início da moagem cerca de 85% do açúcar da safra já havia sido comercializada.

“Com isso, a estimativa de mix do adoçante é de 46,5% (com uma rigidez maior diante das fixações), com produção de 34,5 milhões de toneladas de açúcar”, dizem os analistas.

Por Natália Cherubin, com informações do Itaú BBA

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...

Últimas NotíciasDestaque

BP vende negócios de postos de combustíveis na Holanda para Catom

A BP venderá seus negócios de postos de combustíveis e conveniência na...