Últimas Notícias
Produtividade em canaviais do Mato Grosso do Sul cai 7,9% na safra
A produtividade dos canaviais do Mato Grosso do Sul registraram uma queda de 7,9%, de acordo com o último Boletim de Olho na Safra, divulgado pelo CTC ( Centro de Tecnologia Canavieira).
De acordo com o CTC, o resultado está diretamente relacionado ao déficit hídrico que ultrapassa mil milímetros, afetando severamente o desenvolvimento das plantações. O impacto é ainda mais preocupante quando comparado ao mesmo período da safra anterior, de 2023-2024, que registrava uma média de 87,4 toneladas de cana por hectare, enquanto nesta safra a produtividade caiu para 80,5 toneladas por hectare até agosto.
Além da redução na produtividade, outro fator que prejudicou a safra foi o aumento da idade média dos canaviais. A qualidade da matéria-prima, medida pelo índice de Açúcar Total Recuperável (ATR), mostrou-se estável em relação à safra anterior, apesar da queda de dois pontos percentuais na pureza do caldo da cana, reflexo direto do déficit hídrico. Em Mato Grosso do Sul, a estabilização do ATR em 1.460 kg por tonelada é um dos poucos pontos positivos dentro desse contexto adverso.