Home Etanol Projeto que prevê teto para ICMS prejudica competitividade do etanol
EtanolÚltimas Notícias

Projeto que prevê teto para ICMS prejudica competitividade do etanol

Compartilhar

A competitividade do etanol hidratado poderá cair caso o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/22, já aprovado pela Câmara dos Deputados, passe também pelo Senado, que deve votar ainda neste mês de junho.

O projeto visa impedir produtos essenciais e indispensáveis como os bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, sejam tributados com alíquotas equivalentes a produtos supérfluos. Desse modo, com a mudança é possível que se estabeleça um teto para a cobrança de ICMS.

Para os combustíveis, a proposta do projeto de lei visa redução do teto para o ICMS de 17%. Atualmente, a alíquota no etanol hidratado tem grande dispersão entre os estados, sendo São Paulo e Minas Gerais as duas únicas regiões com o ICMS abaixo da proposta de 17%, sendo 13,3% e 16% respectivamente. Dentre os outros estados a variação é de 32% no Rio de Janeiro e 18% no Paraná. No tocante à gasolina, todos os estados têm alíquotas acima do proposto, sendo a maior no Rio de Janeiro com 34% e a menor no Mato Grosso com 23%.

De acordo com análise realizada pelo Itaú BBA, a diminuição da alíquota deve reduzir os preços dos combustíveis ao consumidor nos estados que estão com valores acima dos propostos. Entretanto, o menor imposto causaria uma perda expressiva de arrecadação por parte dos governos estaduais.

Além disso, a vantagem tributária incidida na gasolina pode fazer com que os preços do combustível fóssil se tornem mais competitivos frente ao etanol, o que pode alterar momentaneamente a dinâmica do mercado, sendo necessária a redução de preços do produto na usina.

O consumo do etanol hidratado está concentrado em 4 principais estados (GO, MG, PR e SP) que representam 80% do consumo total do biocombustível, destaque para o estado de São Paulo que representa sozinho cerca de 51%.

Considerando o consumo do Ciclo Otto de cada estado para o cálculo de market share de hidratado e gasolina C, os
mesmos 4 estados se destacam adicionado do MT, são eles: Goiás (44,7%), Minas Gerais (30,8%), Paraná (20,2%), São
Paulo (40,2%) e Mato Grosso (49,3%). O etanol poderá ser mais impactado com a redução das alíquotas de ICMS
nestes 4 principais estados consumidores, pois pode diminuir a competitividade do biocombustível.

A Tabela 1 indica os preços atuais líquidos da gasolina e do hidratado, considerando as alíquotas atuais de ICMS e tarifas até a chegada nos preços das bombas e as respectivas paridades. A Tabela 2 mantêm os preços líquidos dos dois produtos, mudando apenas a alíquota do ICMS para a proposta em andamento, a qual adiciona o teto para 17% nos
combustíveis.

“Com isso, adicionado a tarifação até a chegada dos preços nas bombas de combustíveis, nota-se redução da competitividade do biocombustível, apenas com o estado de GO mantendo-se no patamar de 70%”, afirmam os analistas do banco em relatório.

Na situação da Tabela 3, é mantido o preço líquido da gasolina, adicionado ao ICMS proposto, chegando no preço final ao consumidor. Para o etanol hidratado mantem-se a competitividade atual para chegar ao preço líquido na usina, considerando as mudanças de ICMS propostas.

Segundo os analistas, os quatro principais estados consumidores de etanol hidratado reduziriam a competitividade do biocombustível, sendo necessária a redução dos preços nas usinas para manter os níveis de paridade atuais.

“São Paulo e Minas Gerais são os estados que teriam o maior impacto na redução de competitividade do etanol com teto do ICMS. Isto porque o ICMS atual do hidratado está abaixo do teto proposto, enquanto na gasolina, os dois estados teriam redução do ICMS. Se o teto for aprovado, a redução dos patamares de preços do hidratado pode indicar um
novo nível de suporte de preços para o açúcar na bolsa de NY”, afirmaram.

Natália Cherubin com informações do Itaú BBA

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...