Home Destaque Proposta de ICMS reduz em 7% o preço do etanol
DestaqueEtanol

Proposta de ICMS reduz em 7% o preço do etanol

etanol
Compartilhar

A proposta discutida sobre a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), hoje um tributo estadual, poderá permitir a redução do preço do etanol em 7%, da gasolina em 8% e do diesel em 3,7%.

Isso é o que acredita o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que propôs a lideranças partidárias que a cobrança do imposto sobre os combustíveis leve em consideração o valor médio do produto nos dois anos anteriores. Hoje, o tributo, cobrado pelos estados, tem como base o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores.

Após reunião com Lira, que apresentou a ideia inicial do texto, líderes da oposição pediram mais tempo para analisar a proposta. A pauta, que deve ser votada na quarta-feira da próxima semana, 13, teria como base o preço médio dos combustíveis em 2020 e 2021. Em 2023, valeria a média dos preços em 2021 e 2022.

Apesar do ICMS não ser considerado o fator principal para a alta do preço dos combustíveis, mas, segundo Lira, o tributo é “um primo malvado”.

“Nós nunca dissemos que é o ICMS que ‘estarta’ o preço dos combustíveis. Com a política da Petrobras aprovada pelo Congresso Nacional, de preços atrelados ao dólar e ao petróleo, é lógico que isso tem de ter variação. O problema que estamos analisando é que, nos aumentos que são dados aos combustíveis pelo petróleo e pelo dólar, o ICMS é um primo malvado. Ele contribui e muito para o aumento dos combustíveis, de forma sempre geométrica. É aumento em cima de aumento com toda a cadeia embutida nele”, afirmou.

A mudança que a proposta prevê na base de cálculo do ICMS seria uma maneira de reduzir a volatilidade dos preços para o consumidor.

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Santa Terezinha já moeu 8,8 milhões de toneladas, mas chuvas atrasam colheita

Excesso de chuvas deixa moagem 1,2 milhão de toneladas abaixo do projetado;...

Jalles
Últimas NotíciasDestaque

S&P reafirma rating ‘brAAA’ da Jalles com recuperação da produtividade

Agência projeta moagem de 8,1 milhões de toneladas na safra 2026/27 e...

DestaquePopularÚltimas Notícias

Grupo SIBIUM Analytics passa a fazer parte do grupo xFarm Technologies e amplia atuação no setor sucroenergético

União combina a expertise da SIBIUM Analytics no mercado brasileiro de cana-de-açúcar...

Últimas NotíciasDestaque

Centro-Sul pode encerrar safra com 14 milhões de toneladas de cana bisada

Pecege estima moagem de 640,7 milhões de toneladas em 2026/27, com produtividade...