Home Últimas Notícias Raízen e Embraer fecham parceria para produção de combustível de aviação sustentável
Últimas Notícias

Raízen e Embraer fecham parceria para produção de combustível de aviação sustentável

Crédito: Embraer
Compartilhar

A Raízen e a Embraer, acabam de assinar uma carta de intenções com o compromisso de desenvolver um ecossistema de produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

De acordo com nota dilvulgada pela Embraer no domingo, 17, uma das metas é tornar a Embraer a primeira fabricante de aeronaves a consumir SAF, que poderá ser distribuído pela Raízen, o maior grupo sucroenergético do país.

O uso da tecnologia é parte da estratégia da Embraer de neutralizar a pegada de carbono de suas operações até 2040, uma vez que mais de 60% das emissões nas operações da empresa decorrem do uso de querosene de aviação em ensaios e voos de produção. ]

De acordo com Carlos Alberto Griner, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer, em nota, o ESG é um dos pilares do plano estratégico da companhia, que busca todas as oportunidades para acelerar a redução das suas emissões de carbono.

“O SAF tem um papel fundamental na redução das emissões da aviação no curto e médio prazo. Diante disso, este acordo visa estimular o crescimento e a sustentabilidade da cadeia de valor como um todo”, afirmou Griner em nota.

Como empresa integrada de energia, a Raízen tem metas desafiadoras ao pretender ampliar em 80% sua oferta de renováveis para o mercado e fazer esse aumento com a maior eficiência possível no nosso processo produtivo e na ajuda da redução do impacto de nossos clientes.

“Como os maiores produtores de etanol de cana-de-açúcar no mundo, é natural estarmos olhando para uma possível oferta de SAF”, explica Antonio Cardoso, vice-presidente de Marketing e Serviços da Raízen.

A expectativa é que a Raízen contribua para que a Embraer atinja a meta de ter misturas de SAF representando 100% do seu consumo de combustível no Brasil até 2030.

“A parceria com a Raízen demonstra nosso pioneirismo no tema e simboliza as diversas oportunidades de parcerias estratégicas que podem gerar novas possibilidades de negócios na área de combustíveis sustentáveis para a nossa empresa e a indústria de transporte aéreo como um todo”, afirma Roberto Chaves, diretor global de Suprimentos da Embraer.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Comemoração dos 50 anos do Proálcool reúne líderes e autoridades em São Paulo

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e...

Últimas Notícias

Exportação de etanol dos EUA recebe apoio de pagamentos do governo, diz diretor da ISO

Os subsídios do governo dos Estados Unidos aos produtores de milho estão...

Últimas NotíciasDestaque

Justiça bloqueia R$ 379,5 milhões da usina de etanol investigada por sonegação em Mato Grosso

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT) obteve decisão judicial que...

Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...