Home Últimas Notícias Raízen e Embraer fecham parceria para produção de combustível de aviação sustentável
Últimas Notícias

Raízen e Embraer fecham parceria para produção de combustível de aviação sustentável

Crédito: Embraer
Compartilhar

A Raízen e a Embraer, acabam de assinar uma carta de intenções com o compromisso de desenvolver um ecossistema de produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

De acordo com nota dilvulgada pela Embraer no domingo, 17, uma das metas é tornar a Embraer a primeira fabricante de aeronaves a consumir SAF, que poderá ser distribuído pela Raízen, o maior grupo sucroenergético do país.

O uso da tecnologia é parte da estratégia da Embraer de neutralizar a pegada de carbono de suas operações até 2040, uma vez que mais de 60% das emissões nas operações da empresa decorrem do uso de querosene de aviação em ensaios e voos de produção. ]

De acordo com Carlos Alberto Griner, vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer, em nota, o ESG é um dos pilares do plano estratégico da companhia, que busca todas as oportunidades para acelerar a redução das suas emissões de carbono.

“O SAF tem um papel fundamental na redução das emissões da aviação no curto e médio prazo. Diante disso, este acordo visa estimular o crescimento e a sustentabilidade da cadeia de valor como um todo”, afirmou Griner em nota.

Como empresa integrada de energia, a Raízen tem metas desafiadoras ao pretender ampliar em 80% sua oferta de renováveis para o mercado e fazer esse aumento com a maior eficiência possível no nosso processo produtivo e na ajuda da redução do impacto de nossos clientes.

“Como os maiores produtores de etanol de cana-de-açúcar no mundo, é natural estarmos olhando para uma possível oferta de SAF”, explica Antonio Cardoso, vice-presidente de Marketing e Serviços da Raízen.

A expectativa é que a Raízen contribua para que a Embraer atinja a meta de ter misturas de SAF representando 100% do seu consumo de combustível no Brasil até 2030.

“A parceria com a Raízen demonstra nosso pioneirismo no tema e simboliza as diversas oportunidades de parcerias estratégicas que podem gerar novas possibilidades de negócios na área de combustíveis sustentáveis para a nossa empresa e a indústria de transporte aéreo como um todo”, afirma Roberto Chaves, diretor global de Suprimentos da Embraer.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
açúcar
Últimas Notícias

Oferta abundante mantém pressão sobre açúcar, mas clima acende alerta para a safra global

Compradores seguem retraídos no mercado paulista, enquanto preocupações com o El Niño...

Últimas Notícias

Preços do etanol se aproximam do custo de produção e usinas reduzem vendas no spot

Com avanço da moagem e aumento da oferta, vendedores reduzem participação do...

Últimas Notícias

Índice de poder de compra de fertilizantes registra leve queda em maio

Redução nos preços das commodities agrícolas, das matérias-primas e do dólar pressionou...

Últimas Notícias

IG4 propõe comprar dívida da Raízen em busca de fatia majoritária, dizem fontes

Segundo pessoas que falaram com a Bloomberg News, gestora enviou cartas aos...