Home Últimas Notícias Raízen e FIA Business School farão primeiro curso de ESG dedicado ao setor sucroenergético
Últimas Notícias

Raízen e FIA Business School farão primeiro curso de ESG dedicado ao setor sucroenergético

Compartilhar

Realizada de forma presencial em Piracicaba (SP), iniciativa pioneira é voltada
para fornecedores de cana da maior produtora brasileira de etanol

Em parceria com a FIA Business School, a Raízen iniciou ontem (24/1) o primeiro curso de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) concebido especificamente para o setor sucroenergético no Brasil.

A turma inaugural reunirá mais de 30 produtores rurais das diferentes regionais de atuação da Raízen, e que fornecem cana-de-açúcar para a maior produtora brasileira de etanol. O curso será realizado de forma presencial em Piracicaba (SP), até quinta-feira (26/1).

Dividido em três módulos, o objetivo principal do curso é detalhar como as práticas ESG podem ser implementadas, e como a adesão a esse movimento está associada a ganhos de produtividade e de qualidade nos canaviais, proporcionando mais segurança socioambiental e econômica aos fornecedores de cana, que são responsáveis por 50% da matéria-prima processada nos parques de bioenergia da Raízen.

O conteúdo do curso foi desenvolvido pela FIA Business School, instituição sediada em São Paulo (SP), e reconhecida como referência em educação empresarial. “Fizemos um diagnóstico para entender como a Raízen espera que o ESG continue sendo expandido em sua cadeia produtiva, principalmente entre os fornecedores de cana. É um curso totalmente customizado”, detalha a professora Camila Mourad, coordenadora de cursos da FIA Business School.

Além das aulas presenciais, a programação do curso inclui visita a uma área de cultivo, para troca de experiências entre os produtores de cana. Os participantes também conhecerão a Central de Inteligência Agroindustrial da Raízen, localizada em Piracicaba, e o Pulse Hub, um dos grandes hubs incentivadores de inovação aberta do Brasil, e importante engrenagem na estrutura de inovação da Raízen”.

“Oferecer o primeiro curso de ESG do setor sucroenergético é um marco na evolução da nossa estratégia de sustentabilidade, que é integrada às ações de suporte aos fornecedores. O conhecimento trazido pela FIA Business School também atende a uma demanda de nossos parceiros, que compreendem a sustentabilidade como dinâmica de mercado e exigência da sociedade”, destaca Ricardo Berni, diretor de Agronegócios da Raízen.

Metade da matéria-prima processada pela Raízen provém de parceiros, dos quais 97% participam do Elos Raízen, programa inédito na cadeia da cana, para adoção progressiva de medidas que incentivam e apoiam o respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos e trabalhistas. Com o Jornada Cultivar, que abarca 80% cana adquirida de produtores, a Raízen oferece, desde a safra 2013/2014, um leque de soluções para apoio à gestão, acesso a crédito e de redução de custo que estimulam a eficiência e a produtividade de seus fornecedores. O curso de ESG é uma iniciativa dos programas Jornada Cultivar e Elos Raízen.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...