Bioenergia
Raízen faz parceria e cria joint venture para impulsionar negócio
A Raízen, licenciada da marca Shell, anuncia a formação de uma joint venture 50/50 com a Femsa Comercio, multinacional líder no segmento de lojas de conveniência e de proximidade (fora de postos) na América Latina. Agora, além das lojas de conveniência Shell Select em postos da marca Shell, a nova companhia atuará no segmento de proximidade com a marca OXXO.
O acordo surge em linha com a importância estratégica do negócio de conveniência para a Raízen e a oportunidade de ampliar sua atuação neste segmento. Juntas, as duas empresas enxergam sinergia em seus valores e expertise com culturas complementares.
O acordo prevê que a FEMSA Comercio se tornará proprietária de 50% das ações da Raízen Conveniências, que foi avaliada, na Transação, em R$ 1,122 bilhão, livre de dívidas ou caixa. O conselho de Administração será composto por seis membros, com cada sócio apontando três integrantes. O CEO e o CFO serão definidos e anunciados em breve.
“A Raízen, em seus oito anos de atuação, tem um bom histórico em sua operação de Lojas de Conveniência. Este movimento nos deixará ainda mais fortes para aproveitarmos oportunidades de mercado. Queremos nos tornar referência no segmento de conveniência e proximidade com uma maior capacidade de expansão e ainda mais eficiência nos nossos investimentos e operações, oferecendo uma melhor proposta de valor aos nossos franqueados”, destaca Leonardo Pontes, vice-presidente Executivo Comercial da Raízen.
Raízen e franquias
As franquias, sob a marca Shell Select, continuarão sendo parte central da estratégia de crescimento. O objetivo é fortalecer ainda mais o relacionamento com o revendedor, aproveitando a comprovada expertise de operação do novo parceiro com uma melhor oferta, maior apoio de consultores às lojas e adoção de melhores práticas.
A rede Shell Select aumentou em 12% o faturamento da rede no último ano, fruto de um investimento na ordem de R$50 milhões que, entre outras frentes, trouxe a nova geração de lojas. O novo modelo apresentou um aumento médio no faturamento de aproximadamente 20% em comparação ao formato anterior, e foca no aumento da rentabilidade através de uma operação simplificada, custos operacionais menores e uma experiência mais intuitiva para o consumidor.
A OXXO, divisão de proximidade dentro da Femsa Comercio, foi criada em 1978 e é um dos maiores varejistas do mundo com mais de 18.000 lojas na América Latina. A rede se destaca pela qualidade em execução, uma forte e consistente estratégia de expansão, profissionalização na operação de lojas e de reconhecimento por parte dos consumidores. Em 2017, a Interbrand, consultoria global de marcas, nomeou a OXXO como a marca de varejo mais valiosa do mercado mexicano.
A conclusão do negócio está condicionada à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e ao cumprimento de determinadas condições usuais.
Cadastre-se e receba nossa newsletter