Home Destaque RB065862 deve ser primeira variedade de cana selecionada no MS
Destaque

RB065862 deve ser primeira variedade de cana selecionada no MS

Share
Share

Primeira variedade de cana desenvolvido no Estado está em fase de validação e é promissor e poderá ser liberado em breve pela Ridesa

Nova variedade desenvolvida pela Ridesa Brasil (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a RB 065862, poderá ser a primeira variedade de cana a ser selecionada no Mato Grosso do Sul.

A produtividade acima da média para ambientes de Mato Grosso do Sul é um dos resultados obtidos com este novo clone de cana-de-açúcar, que está na fase final de avaliação. A  expectativa, de acordo com a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), é que a liberação ocorra nos próximos anos.

Segundo o Supervisor Regional de Melhoramento Genético da Ridesa/ UFSCar, João Carlos Civieiro, a fase corresponde à validação do clone em área comercial com plantio mecanizado.

“A liberação pode ocorrer em breve, estamos na expectativa e vai depender dos resultados na área comercial que é a última etapa”, explica.

Muito além da TCH

Além da alta produtividade, o clone RB 065862 vem apresentando outras características importantes, como época de colheita em meio de safra (julho a setembro), difícil florescimento e boa brotação de soqueira. “Além de resistência às principais doenças”, complementa Civieiro.

Para o Engenheiro Agrônomo da Ridesa/UFSCar, Antônio Ribeiro, se trata de um material promissor. “Usinas que experimentaram a série relataram produtividades muito boas. Já são treze anos de experimento e a nossa intenção é fornecer esse material com bastante segurança às usinas e aos fornecedores de cana”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Brasil e Israel fecham parceria para desenvolver solução inovadora para cana-de-açúcar

Com avaliações de ensaios em diversos ambientes no Estado, o clone atingiu na média de três colheitas 107 toneladas de cana por hectare. “Estamos falando de dez toneladas acima da média apresentada, por exemplo, pela RB 966928 que é carro chefe aqui em Mato Grosso do Sul”, ressalta Ribeiro.

Para o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, se trata de um avanço para o setor no Estado. “O foco no aumento da produtividade é uma constante na atuação da Biosul. A parceria com a Ridesa tem sido positiva, temos ótimas expectativas com o desenvolvimento de novas variedades”, destaca.

A informação foi compartilhada na 6ª Reunião Anual 2019, que aconteceu ontem, 22, em Dourados, MS. O encontro, realizado pela Ridesa Brasil e UFSCar em parceria com a Biosul, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) reuniu representantes das usinas em operação no Estado, fornecedores de cana-de-açúcar e pesquisadores para avaliação e apresentação das séries em experimentos nas usinas do Estado.

Primeira variedade de cana desenvolvido no Estado está em fase de validação e é promissor e poderá ser liberado em breve pela Ridesa

Melhoramento genético

Hoje as variedades de sigla RB são cultivadas em mais de 65% da área com cana-de-açúcar no País. Em Mato Grosso do Sul estão presentes em todas as áreas das 19 unidades sucroenergéticas em operação.

De acordo com Civieiro, a partir de 2007, com a série 2006, começou a ser introduzido no Estado a primeira fase do programa de melhoramento genético (T1), possibilitando estes clones serem selecionados para as características de Mato Grosso do Sul.

“Hoje o Estado já conta com clones promissores, mais produtivos e adaptados às condições daqui”, destaca.

O processo de desenvolvimento das variedades é extenso, com fases de testes, experimentação e validação que podem durar mais de quinze anos.

“Importante destacar a contribuição e confiança em nossas pesquisas por parte das usinas e fornecedores parceiros neste trabalho”, completa Civieiro.

Share
Artigo Relacionado
DestaqueÚltimas NotíciasUncategorized

Custos de produção de cana-de-açúcar podem ter alta de até 8% na safra 2025/26

Os custos dos insumos, como fertilizantes, devem puxar essa alta, devido ao...

etanol PL
Últimas NotíciasDestaque

E30: etanol pode reduzir em 1,7 milhão de t as emissões de CO2 anuais

O aumento da mistura do etanol na gasolina anunciada ontem, 17, pelo...

cigarrinha cana
AgrícolaDestaquePopularÚltimas Notícias

Por que sua estratégia de manejo pode estar falhando contra a cigarrinha da cana?

Para evitar grandes prejuízos econômicos e de produtividade, saiba como adotar medidas...

DestaqueÚltimas Notícias

Etanol: vendas atingem 2,8 bilhões de l em fevereiro, alta de 1,15%

Até primeiro de março, a moagem atingiu 614,69 milhões de toneladas, queda...