Home RenovaBio RenovaBio deve valorizar biomassa de biocombustíveis e produtor rural, diz Feplana
RenovaBioÚltimas Notícias

RenovaBio deve valorizar biomassa de biocombustíveis e produtor rural, diz Feplana

Renovabio
Compartilhar

Nesta terça-feira (14), a Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara Federal votará parecer do deputado José Schreiner (DEM-GO) favorável ao PL 3149/20, de autoria do deputado Efraim Filho (DEM/PB) em atendimento à solicitação da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana).

O relatório busca modernizar a Lei do RenovaBio (13.576/2017) de modo a valorizar a biomassa destinada para fabricação dos biocombustíveis e o produtor rural desta matéria-prima, inserindo-o, também, no recebimento dos créditos de descarbonização (CBios), regra hoje exclusiva aos industriais

Paulo Leal, presidente da Feplana, avalia que o relator escutou bastante a todos os interessados e o relatório resulta de uma ampla discussão entre produtores de cana e unidades industriais. A alteração sugerida pelo deputado estipula o repasse de 80% da receita de CBios aos canavieiros que sejam certificados com dados padrão e 50% àqueles sem a referida certificação. O percentual diz respeito ao correspondente da matéria-prima do produtor rural fornecida às usinas para fabricação dos biocombustíveis, como o etanol.

A classificação da biomassa, segundo o RenovaBio, pode ser padrão (mais eficiente referente às questões ambientais) ou primária. “Portanto, além da justa inclusão do produtor da biomassa no RenovaBio através do recebimento do CBios, o relatório busca, com isso, incentivá-lo a disponibilizar dados precisos sobre a matéria-prima por ele produzida, bem como aumentar a eficiência na economia de carbono, a ser emitido em menor quantidade consequentemente”, explica Leal.

O dirigente lembra que grande parte das metas de descarbonização ocorrerá no campo, por meio de ações realizadas pelo produtor rural preservacionista, partindo da forma de cultivo da matéria prima, até o cumprimento da manutenção de sua Reserva Legal e das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em sua propriedade. Ademais, o produtor rural tem grande importância na cadeia produtiva dos biocombustíveis. Isto demonstra, portanto, que esses produtores têm grande importância como agente econômico do RenovaBio, bem como socioambiental”, conclui defendendo a aprovação do relatório amanhã.

A leitura e votação do relatório está agendada para ser realizada a partir das 10h, na CAPADR. A Feplana vai acompanhar in loco. O 1° secretário da entidade canavieira, José Inácio, que também preside a União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), representará o interesse das 60 mil famílias de canavieiros no país durante a votação da matéria. O assessor da Feplana, José Ricardo Severo, tem visitado os deputados membros da comissão e explicando a relevância da referida aprovação.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...