Home Últimas Notícias Renováveis podem superar 80% da matriz brasileira, projeta Plano Nacional de Energia 2055
Últimas Notícias

Renováveis podem superar 80% da matriz brasileira, projeta Plano Nacional de Energia 2055

Compartilhar

PNE também aponta que a demanda por energia elétrica crescerá mais de quatro vezes até 2055

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta quarta-feira, 30, a publicação do Plano Nacional de Energia (PNE) 2055, com a perspectiva de dobrar a oferta de energia até 2055. A participação das fontes renováveis no setor pode superar 80% da matriz energética nacional (em setores como transportes, indústria, residências e agropecuária).

O PNE 2055 também aponta que a demanda por energia elétrica crescerá mais de quatro vezes até 2055. Nesta linha, os cenários avaliados indicam que a geração elétrica poderá ser até 99% baseada em energias limpas em cerca de 30 anos, com contínua expansão da participação das fontes eólica e solar.

A infraestrutura de transmissão elétrica poderá triplicar até 2055, em extensão de linhas e capacidade de transformação. Em outra frente, os ganhos de eficiência no uso de energia poderão evitar mais de 25% do consumo final energético até 2055.

Foi mostrado ainda que a produção de biocombustíveis pode crescer até cinco vezes até 2055. O gás natural, por sua vez, deve continuar relevante para a “segurança e flexibilidade” do sistema energético, conforme informou o documento.

O PNE 2055 foi elaborado em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Com horizonte de 30 anos e publicação a cada cinco anos, o documento é base para o planejamento energético de longo prazo.

Agência Estado| Renan Monteiro

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Paredes celulares do córtex da raiz da cana-de-açúcar, com formação de aerênquimas (espaços maiores entre as linhas verdes) (imagem: Grayce Romim)
Últimas Notícias

Enzima encontrada na raiz da cana aumenta em seis vezes a produção de açúcar a partir do bagaço

Cientistas da USP isolaram a molécula ao estudar os aerênquimas – estruturas...

Últimas Notícias

Aumento de capital da Raízen pode passar de 200 bilhões de ações para fins de capitalização RSA

A Raízen informou nesta quarta-feira, 7, que, no âmbito da convocação de...

Últimas Notícias

Baixo consumo de etanol pode limitar expansão do processamento de milho no país

A expansão do etanol de milho no Brasil pode esbarrar na falta...