Home Últimas Notícias Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

Compartilhar

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, será o enviado especial para agricultura na 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O convite ao ex-ministro foi feito pelo presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, representando o governo brasileiro.

Rodrigues atuará como interlocutor entre a presidência da COP30 e o setor produtivo. No convite enviado a Rodrigues pelo governo brasileiro, Corrêa do Lago afirma que os enviados especiais vão atuar como “caixas de ressonância de setores e de geografias e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas”.

O papel dos enviados especiais, explicou o embaixador, passa também pela ativação de alavancas estratégicas com os setores e regiões e pela facilitação do fluxo de informações entre a presidência da COP30 e o setor privado.

O passo seguinte, após a convergência do setor em uma unidade, será o convencimento do governo sobre a importância do agronegócio na agenda climática, já que são os governos que assinam os acordos multilaterais, acrescentou Rodrigues. “Mostrar que já somos parte relevante da solução de alguns problemas fundamentais da humanidade, como a segurança alimentar e a transição energética”, defendeu o ex-ministro.

Corrêa do Lago justificou no convite ao ex-ministro que a COP30 será uma “oportunidade única” para os países reorientarem os esforços globais para a aceleração da implementação de compromissos de enfrentamento à crise climática.

“A COP30 não pode ser um momento de paralisia e fragmentação, mas sim de esperança e possibilidades por meio da ação”, disse o embaixador ressaltando a intenção de promover uma coalizão global integrando governos, setor privado, sociedade civil, ciência, finanças, inovação e comunidades locais na questão climática.

“Se aceitarmos este desafio juntos, podemos transformar a COP30 em um momento decisivo para a luta climática global. Mais do que um marco diplomático, queremos que este seja o ponto de partida de um movimento global, um ‘movimento de movimentos’, que mobilize diferentes setores da sociedade para enfrentar a emergência climática com urgência e determinação”, afirmou o presidente da COP30 no convite.

O primeiro encontro de Rodrigues como enviado especial e a presidência da COP30 será em 22 de maio, em Brasília.

Agência Estado|Isadora Duarte

Compartilhar
Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Índia permite exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar

A Índia autorizou a exportação de 1,5 milhão de toneladas de açúcar...

Últimas Notícias

Be8 e Sumitomo fecham acordo para levar SAF sul-americano à Europa a partir de 2029

A Be8 e a Sumitomo Corporation do Brasil anunciaram nesta quinta-feira, 13,...

Últimas Notícias

Produtores de cana levam agenda da descarbonização e do etanol à COP30 em Belém

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil participará da...

Últimas NotíciasDestaque

Safra desacelera no Centro-Sul e mais de 120 usinas devem encerrar moagem até novembro

A moagem de cana na segunda quinzena de outubro alcançou 31,11 milhões...