Conecte-se conosco
 

Destaque

RPA Consultoria recebe missão do governo do Mali, que busca soluções para indústria canavieira

Publicado

em

Grupo de representantes malienses visitou Brasil em busca de insights e parcerias para impulsionar produção de açúcar do país.

Uma missão representativa do governo do Mali desembarcou no Brasil com um objetivo claro: encontrar soluções e parcerias para impulsionar a produção de açúcar em seu país. Contratando os serviços da RPA Consultoria, controladora da mídia RPANews Cana & Indústria, o Mali busca melhorar a performance de suas três usinas canavieiras, todas sob controle parte estatal e parte chinês.

As usinas do Mali são situadas em um perímetro irrigado e operam em uma área de transição, onde o Sul do deserto do Saara dá lugar a uma região de Savana. As chuvas escassas tornam a irrigação essencial para o cultivo da cana-de-açúcar, e o governo do Mali tem buscado melhorar a eficiência dessa produção.

De acordo com Ricardo Pinto, diretor da RPA Consultoria, ele diz que o governo do Mali contratou uma avaliação agora, no começo do ano, para saber como está a performance da área agrícola, o governo acha que podem ser melhores na produção de açúcar do seu país. Ainda, de acordo com Ricardo Pinto, o relatório está prestes a ser finalizado. Enquanto o relatório foi sendo feito, os visitantes foram direcionados para uma semana de visitas técnicas e reuniões no Brasil.

Três integrantes do grupo que chegaram com uma semana de antecedência, visitaram a cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), lá eles conheceram plantios de grãos e algodão. A região possui características semelhantes à região do Mali.

Logo após, os outros integrantes chegarão ao Brasil e seguiram roteiro para feira da Agrishow, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, onde puderam conhecer de perto equipamentos e tecnologias empregados na indústria açucareira brasileira. Além disso, eles foram recebidos em diversas empresas do setor e instituições de pesquisa e desenvolvimento, como a Usina Pitangueiras, a empresa E-Machine em Sertãozinho, a RIDESA, em Araras, e o Instituto Pecege em Piracicaba. O grupo também teve a oportunidade de fazer contatos com uma trading exportadora de açúcar em São Paulo e no dia seguinte aproveitar um dia livre na cidade, conhecendo um pouco mais da cultura brasileira.

Apesar das iniciativas para melhorar a produção interna de açúcar, o Mali permanece como um importador líquido desse produto, com uma necessidade anual de cerca de 150 mil toneladas para atender a uma população de 26 milhões de habitantes. No entanto, o grupo expressou sua determinação em buscar parcerias e soluções que possam reduzir sua dependência de importações no curto e médio prazo.

Ao final da missão, espera-se que as conexões estabelecidas e os conhecimentos adquiridos possam contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável da indústria canavieira no Mali.

Jeniffer Santos com supervisão de Natália Cherubin para RPAnews.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading