Home Últimas Notícias Rubi S.A. já doou quase 14 mil mudas de árvores em 2024
Últimas Notícias

Rubi S.A. já doou quase 14 mil mudas de árvores em 2024

Compartilhar

Usina goiana reforça compromisso com a preservação ambiental do Cerrado

 A usina bioenergética Rubi S.A., localizada em Rubiataba (GO), atingiu a marca de 13.874 doações de mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado entre janeiro e outubro deste ano. Essas plantas têm sido usadas na manutenção e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), além de apoiar projetos ambientais, beneficiar a comunidade e auxiliar na recuperação de nascentes.

Com foco na preservação da biodiversidade, a usina cultiva as mudas a partir de sementes coletadas localmente, em um viveiro com capacidade para 50 mil unidades. Após quatro meses de cultivo, as plantas são doadas, sendo manejadas de forma diferenciada para cada espécie. A torta de filtro, um fertilizante orgânico proveniente do processamento da cana-de-açúcar, é aplicada no momento da preparação do composto (terra, areia e adubo). No entanto, algumas espécies, como a mutamba, jambo do Pará e ipês, não se adaptam bem a esse tipo de manejo.

A equipe da usina realiza visitas in loco para avaliar o solo e o ambiente, selecionando as espécies mais adequadas às condições de cada região. A irrigação é feita manualmente, com controle rigoroso para evitar desperdícios de água.

Com práticas sustentáveis, a Rubi S.A. adota a irrigação controlada de duas a três vezes por dia e utiliza materiais orgânicos no cultivo. “O objetivo da usina é manter as doações como uma das principais iniciativas de responsabilidade ambiental, contribuindo para a preservação do Cerrado e o desenvolvimento sustentável da região”, pontua a Supervisora Ambiental da unidade, Renata Batistela.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...

Últimas Notícias

Raízen diz que apoio a seu plano de recuperação extrajudicial sobe para 80,15%

A produtora de ‌açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis ‌Raízen informou...

Últimas Notícias

De Olho no Material Escolar lança novo diagnóstico sobre o agro nos livros didáticos

Quatro anos depois de estudo inédito, e após promulgação do novo Plano...

Últimas Notícias

Lula e Sheinbaum avaliam possível acordo entre Petrobras e Pemex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu cooperação na área...