A SADA Combustíveis, empresa distribuidora de combustíveis que integra o Grupo SADA, inaugurou mais uma base na região nordeste do país. Em agosto foram iniciadas as operações no Porto do Itaqui, estado do Maranhão. A abertura faz parte do plano de expansão da empresa que passa a contar com 11 filiais em atividade e pretende encerrar o ano com 12 unidades ativas.
O Complexo Portuário do Itaqui é o maior da região Nordeste em movimentação de cargas, em razão de sua posição geográfica e proximidade com importantes mercados. Além disso, conta com uma conexão ferroviária única composta por duas ferrovias, a Transnordestina – que interliga sete estados do nordeste, do Maranhão a Sergipe – e a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Esta infraestrutura consolida Itaqui como o principal porto do Corredor Centro-Norte do País, considerado estratégico principalmente para a distribuição de combustíveis. Para a distribuidora do Grupo SADA, a nova filial permitirá o avanço no atendimento da região nordeste e de parte dos estados da região norte.
“A inauguração desta nova unidade vai permitir um volume de vendas da ordem de 7 milhões litros por mês e a ampliação da nossa capilaridade”, avalia Antonio Carlos Gribel Santos, diretor da SADA Combustíveis. “Acreditamos que o início das operações no Maranhão permitirá um incremento de 15% em vendas”, diz ele.
Dentro do plano de expansão da SADA Combustíveis, a unidade do Itaqui é a segunda a entrar em operação em 2025, depois da filial de Paulínia, no interior de São Paulo. Até o final do ano deve ser inaugurada a unidade de Maracanaú (CE) e, em 2026, está prevista a unidade de Vila Velha (ES). Em 2024, o volume comercializado de combustíveis no país cresceu 4% em comparação ao ano anterior, enquanto a SADA Combustíveis se destacou ao crescer 30%.
A SADA Combustíveis foi criada em 2018, com a atividade de distribuição de combustíveis para postos de bandeira branca, além de grandes consumidores de diferentes setores, registrando uma média de 40 milhões de litros de combustíveis por mês. A operação de transporte é terceirizada, com frota moderna e renovada e motoristas treinados.