Açúcar
Safra 2022/23: produção de açúcar deve ter alta de 2,8%
Na safra 2022/23, a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil deve atingir 33 milhões de toneladas, alta de 2,8% em relação ao ciclo anterior, mesmo com as incertezas do clima, que persistem na nova temporada, segundo a Datagro.
Durante evento de abertura de safra, a consultoria reafirmou sua estimativa de moagem para 562 milhões de toneladas com expectativa de baixa. “O primeiro terço da safra está em piores condições devido ao fogo e geadas de 2021 e consequentes falhas”, disse o presidente da Datagro, Plínio Nastari.
Segundo a consultoria, 44,7% da matéria-prima será destinada para a produção de açúcar, contra 44,9% na temporada anterior. Nastari disse, no entanto, que há um “ponto de interrogação” que pode influenciar o mix de produção das usinas, que é a definição do governo sobre a interferência nos preços dos combustíveis da Petrobras –algo que influenciaria as cotações do etanol.
“A incerteza sobre a política de preços de combustíveis no Brasil… vai continuar trazendo insegurança para a retomada de investimentos na produção de biocombustíveis”, disse ele.
Cadastre-se e receba nossa newsletter