Home Últimas Notícias Safra de cana 2022/23 atinge recorde na Paraíba, com 7,43 milhões de toneladas
Últimas Notícias

Safra de cana 2022/23 atinge recorde na Paraíba, com 7,43 milhões de toneladas

Share
Foto/Ilustrativa (Crédito: RPAnews)
Share

O estado da Paraíba a previsão é de alta significativa no volume de produção de cana-de-açúcar, com um total de 7,43 milhões toneladas. Deste total, 3,97 milhões de toneladas são de canas cultivadas por produtores ligados à Asplan (Associação de Plantadores de Cana da Paraíba).

De acordo com o presidente da Asplan, José Inácio de Morais, em entrevista à imprensa, a atual safra também foi superior a safra passada (2021/22), que processou 5,69 milhões de toneladas, e que das safras 2020/21 e 2019/20, quando foram moídas 6,08 milhões t e 6,06 milhões, respectivamente.

A Paraíba é o terceiro maior produtor de cana do Nordeste, sendo Alagoas e Pernambuco os estados que mais produzem. “Essa safra foi marcada pelo aumento do preço da tonelada de cana e por boas chuvas, de forma que o resultado foi bem positivo e com um patamar de produção maior que as três safras anteriores”, afirmou o presidente da Asplan.

Do volume de 3,97 milhões de toneladas de cana cultivada por produtores ligados à Asplan, 66,71% são oriundas de grandes produtores, 11,60% de médios, 15,49% de pequenos e 6,19% de micro produtores.

A Asplan classifica como grandes aqueles que produzem acima de 10 mil toneladas; médios são os que produzem entre 5 mil e 10 mil; e pequenos ão os que cultivam de 1 mil até 5 mil toneladas. E micros, os que atingem até 1 mil toneladas.

A safra da Paraíba considera a produção de cana de fornecedores ligados à Asplan e à cana própria e de acionistas das sete indústrias em atividade no estado: Monte Alegre, Agroval, Japungu, Giasa, Tabu, Miriri e Pemel. A atual safra começou em julho do ano passado e foi encerrada em maio, mas os dados consolidados só foram divulgados recentemente.

Com informações do jornal PB Agora

Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uso do milho para etanol nos EUA recua 5% em janeiro, para 11,61 milhões de toneladas

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Zerar tarifa do açúcar é medida “natural e adequada”, afirma CEO da Unica

O diretor-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro...

EventosÚltimas Notícias

DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2025 debate biocombustíveis e inovação no setor sucroenergético

Tradicional no calendário do setor, evento reúne lideranças para discutir perspectivas da...

Últimas Notícias

Governo vê foco dos EUA em etanol do Brasil e risco baixo para carnes e café

O governo brasileiro vê foco limitado dos Estados Unidos sobre o etanol...