Home Últimas Notícias Safra de cana começa com déficit hídrico, segundo o CTC
Últimas Notícias

Safra de cana começa com déficit hídrico, segundo o CTC

Compartilhar

Boletim técnico do Centro de Tecnologia Canavieira classifica como desafiador o cenário climático da temporada 2024/2025

Um cenário climático desafiador. É assim que o Boletim “De Olho Na Safra”, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira, define o início da safra 2024/2025 de cana, que registrou em abril déficit hídrico acentuado nas lavouras, em virtude do menor regime e das irregularidades nas chuvas.

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de abril no Centro-Sul, porém, registrou em média 85,6 t/ha, cerca de 2% superior à verificada na safra passada (84,3 t/ha).

De acordo com o boletim do CTC, essa produtividade superior ainda não reflete o cenário climático instalado e se explica por conta de dois fatores:
• O efeito de um inverno (safra 2023/24) mais chuvoso, beneficiando os canaviais precoces da safra 2024/25;
• Um elevado volume de colheita de cana bisada (canaviais que deveriam ter sido colhidos na safra anterior) ou cana BIS – cerca de 16% do total colhido no Centro-Sul. Esse indicador, normalmente se situa na casa dos 5%.

“Com o clima mais seco, os indicadores de qualidade (ATR) em abril foram mais altos, registrando uma média de 115,9 kg de ATR/t de cana, 2kg a mais que a média registrada em abril de 2023”, afirmou o CTC.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...