O Encontro Empresarial Brasil-Argentina, realizado em Buenos Aires, encontro entre os presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández, foi visto com muito otimismo pelo presidente da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia), Evandro Gussi, que esteve presente.
“Saio otimista do Encontro Empresarial Brasil-Argentina, em Buenos Aires, ao testemunhar o empenho dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández de unir esforços, na intenção de ampliar as condições necessárias para atrair investimentos aos nossos países, em linha com a economia de baixo carbono”, disse Gussi.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad também defendeu, assim como os presidentes, a integração regional do Mercosul e a reinserção das economias de ambos países no novo cenário global. Gussi disse que o encontro foi frutífero e destacou três falas de Haddad que considerou importantes:
“Fala-se muito da produção de carros elétricos, mas muitas vezes a gente não se pergunta de onde vem a energia para abastecer a bateria dos carros elétricos, que é o mais importante do ponto de vista ambiental.”
“Temos estudos que demonstram que carros híbridos hoje têm menos impactos ambientais do que o carro 100% elétrico. E no Brasil há um carro híbrido flex, já conhecido e pauta de exportação brasileira. Então podemos reformular a produção para nos atualizarmos e oferecermos ao mundo soluções criativas com base em novas vantagens competitivas.”
“Não há a menor necessidade de desmatar, de derrubar uma única árvore para ampliarmos, com base na tecnologia e na recuperação do solo degradado, a nossa produção como celeiro do mundo, transformando a agricultura também em um expediente para reindustrializar o país com base em energia limpa.”