Home Últimas Notícias São Paulo revoga Artigo de Lei que permitia aumento do ICMS pelo Executivo
Últimas Notícias

São Paulo revoga Artigo de Lei que permitia aumento do ICMS pelo Executivo

Compartilhar

Com a revogação, a decisão sobre alteração das alíquotas do ICMS volta a ser da ALESP

O governador Tarcísio de Freitas atendeu a um pedido do Fórum Paulista do Agronegócio e sancionou nesta segunda-feira (06/02), o PL 82/21 que revoga o Artigo 22 da Lei 17.293/20. A Lei dava poder ao executivo do Estado de São Paulo de alterar as alíquotas do ICMS sem o aval da Assembleia Legislativa.

A assinatura ocorreu na presença de membros do Fórum, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira e de outros dois secretários de Estado, em reunião no Palácio dos Bandeirantes.

“Acabamos de sancionar a lei que revoga o artigo 22, da lei 17.293 de 2020, que permitia ao governo do Estado fazer o aumento do ICMS sem a chancela da ALESP. Estamos devolvendo o poder da ALESP, porque o nosso compromisso é com a redução nos impostos e da carga tributária e esse passo foi muito importante. O agronegócio está de parabéns, porque agora vamos olhar para frente”, comentou o governador Tarcísio de Freitas.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira ressaltou a importância do feito realizado e o compromisso que o governador Tarcísio tem em reduzir os impostos durante o seu mandato. “Foi um fato histórico. O governador entendeu o que o setor pleiteava há algum tempo, e mostrou que a política dele é de baixar impostos em melhoria da população de São Paulo. Estamos falando de alimentos e remédios que foram taxados durante uma pandemia. Realmente foi uma atitude maravilhosa do governador em prol da população de São Paulo.”.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, FAESP, Tirso Meirelles, que também participou da reunião, comentou sobre o feito histórico realizado pelo governador Tarcísio de Freitas: “um marco, um avanço e uma conquista para todos nós do setor do agronegócio e toda a cadeia produtiva”.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado, OCESP, Edivaldo Del Grande, comentou a importância da revogação do artigo que dava poder ao executivo de alterar as alíquotas do ICMS. “Este fato histórico com o governador Tarcísio fecha um ciclo de luta do nosso setor contra aumentos de ICMS sobre produtos essenciais, como alimentos e remédios.”.

Estiveram presentes na reunião Marcos Renato Böttcher, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, Ricardo Saboya, Assessor de Relações Institucionais do sistema OCESP, Sérgio Luís Bortolozzo, Vice-Presidente da Sociedade Rural Brasileira, SRB, Ricardo Sassi, do Fórum Paulista do Agronegócio, Mário Sérgio Cutait, da Mcassab, Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura, Jacyr Costa, Presidente do Cosag, Roberto Betancourt, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, DEAGRO e Paulo Cesar Hartung Gomes, Presidente do IBÁ, Indústria Brasileira de Árvores.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do...