Home Últimas Notícias Secretaria de Agricultura de SP cria Câmara Temática de Irrigação para garantir a produtividade das lavouras paulistas
Últimas Notícias

Secretaria de Agricultura de SP cria Câmara Temática de Irrigação para garantir a produtividade das lavouras paulistas

Compartilhar

Com o objetivo de expandir a área irrigada em São Paulo e garantir o uso mais eficiente da água, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) anunciou, em 25 de setembro, a criação da Câmara Temática de Irrigação Sustentável (CTIS).

Durante o encontro que reuniu representantes da cadeia produtiva do agronegócio, especialmente do setor de tecnologia em irrigação, foram discutidos os desafios atuais e as principais ações estratégicas que a câmara irá adotar.

Edson Fernandes, secretário executivo da SAA, destacou que este fórum técnico, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), criará um espaço de colaboração para encontrar soluções que respeitem a legislação ambiental vigente. “A demanda por água está aumentando, e cabe ao governo liderar e criar condições para garantir que o setor produtivo tenha o uso da água assegurado para irrigação, essencial para a produção e segurança alimentar”, afirmou.

A importância da irrigação para a agricultura brasileira é evidente: embora as áreas irrigadas representem menos de 20% da área cultivada, elas produzem mais de 40% dos alimentos do país. Em São Paulo, apenas 6% das áreas agrícolas são irrigadas, o que torna a expansão desse sistema fundamental, principalmente diante das mudanças climáticas e dos períodos de seca.

José Carlos de Faria Jr., coordenador das Câmaras Setoriais da SAA, destacou que a CTIS visa integrar todos os setores do agronegócio, promovendo o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “O diálogo entre a iniciativa privada e o setor público é essencial para criar políticas de eficiência no uso da água e fomentar o desenvolvimento sustentável da agricultura paulista”, explicou.

Uma pesquisa recente do Instituto Agronômico (IAC-Apta), vinculado à SAA, revelou que 90% da água usada em sistemas de irrigação retorna ao meio ambiente por meio da transpiração das plantas, reforçando a sustentabilidade desses sistemas.

No evento, também foi apresentado o Plano Estadual de Irrigação Sustentável – Irriga+SP. Com o objetivo de ampliar as áreas irrigadas para 10% em dois anos e 15% até 2030, o plano inclui medidas como a disponibilização de linhas de crédito para a compra de equipamentos de irrigação. O financiamento será oferecido por meio do FIAGRO, fundo destinado ao desenvolvimento do setor agropecuário, e do FEAP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, somando R$800 milhões em recursos.

A Câmara Temática reúne, além da SAA e SEMIL, órgãos como SP Águas e CETESB, além de universidades, instituições de pesquisa e representantes da iniciativa privada.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Chile anuncia reajuste de até 54% dos combustíveis e provoca corrida aos postos

Aumento foi anunciado pelo governo do presidente José Antonio Kast, recém-empossado, diante...

Últimas Notícias

Estados Unidos aumentam percentual de etanol de milho na gasolina

Medida, que entra em vigor em maio, terá duração de 20 dias...

Últimas Notícias

Mais de 400 trabalhadores resgatados em obra de usina em MT devem ser indenizados

Caso foi classificado como sendo de trabalho análogo à escravidão Mais de...

Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul prevê safra recorde com 5 bilhões de litros de etanol

A expectativa também é de atingir 2,1 milhões de toneladas de açúcar...