Home Últimas Notícias Sefaz visita empresa FS para discutir soluções na emissão de documentos fiscais
Últimas NotíciasUsinas

Sefaz visita empresa FS para discutir soluções na emissão de documentos fiscais

Compartilhar

Com o apoio da Fiemt, a agenda teve como objetivo promover melhorias nos processos fiscais

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) participou, nesta terça-feira, 1º, de uma visita técnica à empresa FS Bioenergia, localizada no município de Primavera do Leste (MT). A agenda, feita com intermediação da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), teve como objetivo conhecer o processo produtivo e logístico da empresa, com foco na resolução de problemas relacionados à emissão de documentos fiscais, como a nota fiscal eletrônica (NF-e).

O secretário adjunto de Projetos Estratégicos da Sefaz, Vinícius Simioni, destacou a importância dessa aproximação do fisco estadual e o setor produtivo de Mato Grosso, visando melhorar a eficiência dos serviços fazendários e promover o desenvolvimento econômico do estado.

“Essa é uma determinação do governador e do secretário de Fazenda: que a Sefaz esteja próxima dos contribuintes, assegurando que as nossas operações sejam realizadas com eficiência e que, da mesma forma, assegurem eficiência às operações dos nossos contribuintes. O objetivo é aumentar a produtividade, agregar máximo valor à produção do Estado e ampliar a geração de emprego e renda”, afirmou Simioni, destacando que a secretaria estará sempre à disposição para ajudar e orientar os contribuintes.

O gerente de Tecnologia da Informação da FS, Aldair Giovanni Zanatta, conduziu o grupo de representantes da Sefaz e da Fiemt na visita e disse que a empresa se disponibilizou a receber a equipe técnica para solucionar juntos alguns problemas no processo operacional da indústria.

“Um atraso na nota fiscal pode causar prejuízos financeiros para a empresa. A gente se disponibilizou para ser um case e tentar achar uma solução para os impactos que vêm ocorrendo na companhia”, destacou Zanatta.

Durante a visita, foi realizada uma reunião estratégica com operação em tempo real dos processos administrativos e operacionais da empresa. Alguns problemas foram identificados no ato e, com a orientação da Sefaz, soluções já começaram a ser implementadas.

O secretário adjunto de Transformação Digital e Inovação Fazendária, Kleber Geraldino dos Santos, que também acompanhou a agenda, explicou que um dos problemas solucionados foi a forma como a empresa enviava as notas fiscais para autorização da Sefaz. Anteriormente, a empresa utilizava o envio assíncrono, em lotes, no qual o envio do documento e a resposta da Sefaz não ocorriam de maneira simultânea.

“A empresa foi orientada a utilizar a modalidade de envio síncrono, na qual o processo envolve o envio da nota fiscal e o retorno imediato de aprovação ou rejeição por parte da Sefaz. Isso otimiza a comunicação entre o sistema emissor e o sistema fazendário, evitando atrasos no envio de mercadorias e prejuízos para a empresa. Também orientamos ajustar o prazo para busca de documentos recebidos, o que acelera o processo”, explicou o secretário adjunto.

Com informações da Sefaz

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Uso de açúcar na Coca-Cola dos EUA elevaria demanda em 1,4 milhão de toneladas anuais

Donald Trump quer que Coca-Cola troque xarope de milho com alta frutose...

OpiniãoÚltimas Notícias

[Opinião] Atualizações na NR-01: saúde mental e Segurança no Trabalho no agronegócio

A nova norma traz mudanças essenciais para a gestão de riscos psicossociais...

Últimas Notícias

Mudança da Coca-Cola para açúcar de cana sairia cara e prejudicaria agricultores dos EUA

Uma possível iniciativa da Coca-Cola e de outros setores de bebidas e...

Últimas Notícias

Período de seca exige atenção redobrada: Rubi S.A. amplia ações contra incêndios em Goiás

Mesmo com queda nos casos de incêndios, usina investe em prevenção, tecnologia...