Home Últimas Notícias Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana
Últimas Notícias

Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana

Compartilhar

Projeto utiliza tecnologia para converter subprodutos da indústria sucroenergética em hidrogênio limpo

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas (MS), está conduzindo a pesquisa “H2filter” para desenvolver hidrogênio renovável a partir de resíduos da indústria sucroenergética, utilizando tecnologia alemã. O projeto, em parceria com a Adecoagro e com financiamento da Embrapii e do BNDES, conta também com o apoio técnico do Instituto Fraunhofer Umsicht da Alemanha.

A pesquisa busca aproveitar subprodutos da cana-de-açúcar, como palha, bagaço e torta de filtro prensa, para produzir hidrogênio limpo. Segundo a pesquisadora Vivian Vazquez Thyssen, o projeto visa transformar esses resíduos em hidrogênio de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para a economia circular.

A tecnologia de conversão de resíduos empregada é a Reforma Termo-Catalítica (TCR), desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer Umsicht, que permite converter biomassa residual em hidrogênio renovável, combustíveis sintéticos e biofertilizantes. O processo também ajuda a descarbonizar a indústria, promovendo sustentabilidade ambiental.

O laboratório em Três Lagoas está realizando testes e validações iniciais em escala de laboratório, com o objetivo de adaptar a tecnologia às condições regionais e, futuramente, escalá-la para a produção industrial. O hidrogênio renovável tem benefícios ambientais e econômicos, como a redução de emissões de carbono, a segurança energética e a criação de novas oportunidades no setor sucroenergético.

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Jalles projeta recuperação da produtividade e amplia investimentos em irrigação na safra 2026/27

Companhia prevê moagem de 7,8 milhões de toneladas de cana, crescimento de...

Últimas NotíciasAgrícolaDestaquePopular

Sensores, plataformas digitais e automação transformam a gestão da irrigação nas usinas

Monitoramento de solo, planta, clima e sistema hidráulico ampliam a precisão das...

Últimas Notícias

Perspectiva de um El Niño intenso traz mudanças para mercado global de açúcar

Com a formação do fenômeno climático El Niño já confirmada, especialistas consideram que...

Últimas NotíciasDestaque

Cerradinho Bio amplia lucro em 90% na safra 2025/26 e registra crescimento na produção de açúcar

Companhia encerra a safra 2025/26 com EBITDA de R$ 1,5 bilhão, crescimento...