Home Últimas Notícias Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana
Últimas Notícias

Senai MS desenvolve hidrogênio renovável a partir de resíduos da cana

Compartilhar

Projeto utiliza tecnologia para converter subprodutos da indústria sucroenergética em hidrogênio limpo

O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, em Três Lagoas (MS), está conduzindo a pesquisa “H2filter” para desenvolver hidrogênio renovável a partir de resíduos da indústria sucroenergética, utilizando tecnologia alemã. O projeto, em parceria com a Adecoagro e com financiamento da Embrapii e do BNDES, conta também com o apoio técnico do Instituto Fraunhofer Umsicht da Alemanha.

A pesquisa busca aproveitar subprodutos da cana-de-açúcar, como palha, bagaço e torta de filtro prensa, para produzir hidrogênio limpo. Segundo a pesquisadora Vivian Vazquez Thyssen, o projeto visa transformar esses resíduos em hidrogênio de maneira eficiente e sustentável, contribuindo para a economia circular.

A tecnologia de conversão de resíduos empregada é a Reforma Termo-Catalítica (TCR), desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer Umsicht, que permite converter biomassa residual em hidrogênio renovável, combustíveis sintéticos e biofertilizantes. O processo também ajuda a descarbonizar a indústria, promovendo sustentabilidade ambiental.

O laboratório em Três Lagoas está realizando testes e validações iniciais em escala de laboratório, com o objetivo de adaptar a tecnologia às condições regionais e, futuramente, escalá-la para a produção industrial. O hidrogênio renovável tem benefícios ambientais e econômicos, como a redução de emissões de carbono, a segurança energética e a criação de novas oportunidades no setor sucroenergético.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Tarifaço de Trump pode ter impacto maior no etanol do que no petróleo, diz Adriano Pires

Mais do que o setor de petróleo, o impacto da tarifa de...

Últimas Notícias

Tarifaço de Trump deve impactar setor pernambucano de cana-de-açúcar, diz Sindaçúcar-PE

Tarifa de 50% pode desestabilizar planejamento das exportações do estado, que teve...

Últimas NotíciasDestaque

Sucroenergéticas integram relação das dez maiores recuperações judiciais do agronegócio

Usina Açucareira Ester, Grupo Safras e Usina Maringá (grupo Diné) atuam com...