Home Últimas Notícias Senar e Faesp anunciam Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar em Ribeirão Preto (SP)
Últimas Notícias

Senar e Faesp anunciam Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar em Ribeirão Preto (SP)

Compartilhar

O Sistema CNA/Senar e o Sistema Faesp/Senar lançaram, na última quinta (28), a pedra fundamental do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em Ribeirão Preto (SP). O protocolo de intenções para a construção do Centro foi assinado pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso de Salles Meirelles, e pelo superintendente do Senar-SP, Mário Antônio de Moraes Biral, durante cerimônia realizada no estande do Sistema Faesp/Senar na Agrishow 2022, na quinta (28).

A cerimônia contou com a presença do presidente da Agrishow e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e de produtores, representantes de sindicatos e autoridades.

O Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar irá funcionar no Centro de Treinamento do Senar-SP, também localizado em Ribeirão Preto. A placa, que simboliza o início das obras é assinada pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, pelo presidente do Sistema Faesp/Senar, Fábio Meirelles, por Daniel Carrara e Mário Antônio de Moraes Biral.

“O centro é nacional, mas com efeitos diretos no Estado. Tudo que fizermos em relação à cana, como a elaboração de conteúdos, vídeos e materiais didáticos no Brasil, sairá desse centro. Esse é o conceito do Centro de Excelência”, afirmou Carrara durante o lançamento.

Segundo ele, apesar de o setor agropecuário ter avançado e a modernização ter dado passos largos, a falta da mão de obra e a formação técnica no campo continuam sendo um desafio para todo o setor.

“Existe um grande volume de tecnologias disponíveis, mas nem sempre chegam a quem precisa, a quem está com a mão na massa lá na ponta. Então, cabe à nossa instituição, que é custeada pelos produtores rurais do Brasil, devolver isso em termos de conhecimento e aplicação de tecnologia”, destacou o diretor-geral do Senar.

“Com o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar nós poderemos levar mais qualidade de vida para milhares de famílias, além de poder beneficiar produtores rurais, e em consequência toda a cadeia produtiva e a comunidade em geral”, disse Tirso Meirelles.

O Sistema CNA/Senar já inaugurou dois Centros de Excelência, um de Fruticultura, localizado em Juazeiro (BA), na região do Vale do São Francisco, e o outro de Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS).

O objetivo dos Centros é disseminar conhecimento, inovação, além de incentivar a pesquisa e o empreendedorismo nas mais diversas cadeias produtivas e regiões do país.

Os alunos desses Centros terão acesso às boas práticas de produção e gestão e estarão preparados para atender, em aulas práticas e teóricas, ao mais elevado nível de sofisticação dos processos produtivos.

Com informações da CNA

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...