Home Mercado Setor Cana Nitro: canaviais resilientes e sustentáveis
MercadoÚltimas Notícias

Setor Cana Nitro: canaviais resilientes e sustentáveis

Compartilhar

Multinacional brasileira cria programa de manejo para aumentar a rentabilidade do campo e a sustentabilidade na cadeia sucroenergética

A construção de canaviais eficientes, com boa longevidade e resistência aos estresses bióticos e abióticos, são pilares que suportam o retorno financeiro dos canaviais e o compromisso com a sustentabilidade no setor sucroenergético. Para que se tornem possíveis, é fundamental a adoção de práticas de manejo com alto nível tecnológico, conforme destaca Bruno Fazolo, Gerente Comercial de Cana-de-Açúcar da Companhia Nitro. Diante desse cenário, a Nitro, multinacional brasileira especialista em insumos, estabeleceu o Setor Cana, equipe e programas de manejo específicos para cana-de-açúcar, composto por pacotes tecnológicos de manejo focados nas etapas que mais requerem atenção durante o ciclo da cultura, e que entrega ao setor a segurança na construção de canaviais resilientes, rentáveis e sustentáveis.

Historicamente, o cultivo de cana-de-açúcar já investe na adoção de ferramentas biológicas de controle, como o da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Mas, com o avanço das pesquisas, hoje os produtores podem contar com inovações que entregam eficiência e sustentabilidade, em todo ciclo da cultura, desde ferramentas de controle biológico de pragas e doenças, até o estímulo fisiológico, para melhor expressão do seu potencial produtivo e desenvolvimento de resistências.

Bruno enfatiza que a escolha dos insumos aplicados via sulco de plantio na cana-de-açúcar pode ser determinante para a construção da solidez de um canavial, com bom estabelecimento inicial e produtivo ao longo dos cortes. Para manutenção do cultivo, é preciso manejar com tecnologias que reforcem a resistência aos estresses, doenças e manutenção da área foliar. E por fim, visando o TAH da cana-de-açúcar, com retorno financeiro e segurança na colheita, o agrônomo explica que é preciso atuar com ferramentas que favoreçam a translocação de açúcares e recuperem a planta de quaisquer tipos de estresse sofrido. “O Setor Cana considera essas etapas que são as mais relevantes do ciclo e entrega as soluções ideais para cada situação, resolvendo problemas reais de cada canavial”, finaliza.

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...