Home Mercado Setor Cana Nitro: canaviais resilientes e sustentáveis
MercadoÚltimas Notícias

Setor Cana Nitro: canaviais resilientes e sustentáveis

Compartilhar

Multinacional brasileira cria programa de manejo para aumentar a rentabilidade do campo e a sustentabilidade na cadeia sucroenergética

A construção de canaviais eficientes, com boa longevidade e resistência aos estresses bióticos e abióticos, são pilares que suportam o retorno financeiro dos canaviais e o compromisso com a sustentabilidade no setor sucroenergético. Para que se tornem possíveis, é fundamental a adoção de práticas de manejo com alto nível tecnológico, conforme destaca Bruno Fazolo, Gerente Comercial de Cana-de-Açúcar da Companhia Nitro. Diante desse cenário, a Nitro, multinacional brasileira especialista em insumos, estabeleceu o Setor Cana, equipe e programas de manejo específicos para cana-de-açúcar, composto por pacotes tecnológicos de manejo focados nas etapas que mais requerem atenção durante o ciclo da cultura, e que entrega ao setor a segurança na construção de canaviais resilientes, rentáveis e sustentáveis.

Historicamente, o cultivo de cana-de-açúcar já investe na adoção de ferramentas biológicas de controle, como o da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Mas, com o avanço das pesquisas, hoje os produtores podem contar com inovações que entregam eficiência e sustentabilidade, em todo ciclo da cultura, desde ferramentas de controle biológico de pragas e doenças, até o estímulo fisiológico, para melhor expressão do seu potencial produtivo e desenvolvimento de resistências.

Bruno enfatiza que a escolha dos insumos aplicados via sulco de plantio na cana-de-açúcar pode ser determinante para a construção da solidez de um canavial, com bom estabelecimento inicial e produtivo ao longo dos cortes. Para manutenção do cultivo, é preciso manejar com tecnologias que reforcem a resistência aos estresses, doenças e manutenção da área foliar. E por fim, visando o TAH da cana-de-açúcar, com retorno financeiro e segurança na colheita, o agrônomo explica que é preciso atuar com ferramentas que favoreçam a translocação de açúcares e recuperem a planta de quaisquer tipos de estresse sofrido. “O Setor Cana considera essas etapas que são as mais relevantes do ciclo e entrega as soluções ideais para cada situação, resolvendo problemas reais de cada canavial”, finaliza.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen tem R$ 4,9 bilhões em ativos de açúcar, etanol e energia à venda

Débitos relacionados a essas operações, no entanto, são de R$ 4,2 bilhões,...

Últimas Notícias

Etanol recua antes do Carnaval com baixa liquidez no mercado spot paulista

A semana que antecedeu o recesso de Carnaval foi marcada por baixa...

Últimas Notícias

Rubi S.A. capacita mais de 500 profissionais em programa de segurança e eficiência operacional

Treinamento realizado em Rubiataba reuniu motoristas e operadores para fortalecer boas práticas,...

Últimas Notícias

Oferta global pressiona açúcar, enquanto etanol ganha sustentação na entressafra

Os preços internacionais do açúcar seguem pressionados por um cenário de oferta...