Home Últimas Notícias Setor sucroenergético perde grande liderança
Últimas Notícias

Setor sucroenergético perde grande liderança

Compartilhar

O setor sucroenergético perdeu, no último sábado, 10, um de seus maiores expoentes nos últimos anos, Antonio de Pádua Rodrigues, foi membro da Unica (União da Industria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) desde 1990 e diretor-técnico entre 2003 e 2022.

Padua , que sempre foi super solicito às entrevistas da RPAnews, dedicou quase 50 anos de sua trajetória profissional ao crescimento do setor sucroenergético. Conforme divulgado pela Unica, em 1976, ele ingressou no extinto Instituto do Açúcar e Álcool, onde atuou no Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar, acompanhou e participou da implementação do Proálcool. Depois passou pela Sociedade de Produtores de Açúcar e de Álcool, Orplana, Associação dos Usineiros, Associação das Indústrias do Açúcar e do Álcool até, finalmente, ingressar na Unica.

Seu primeiro grande marco na Unica, segundo a entidade, foi o trabalho, no início da década de 90, que resultou na aprovação no Congresso Nacional da lei que implementou a mistura de 22% de etanol anidro na gasolina.

Padua também foi um dos idealizadores do Consecana, o conhecido sistema de pagamento aos produtores de cana, criado em 1999 e que se consolida até os dias de hoje.

Em novembro do ano passado, durante uma homenagem organizada pela União Nacional da Bioenergia (Udop), Padua destacou sua conexão com o setor. “Vivi a explosão do carro flex, a transformação na mídia de álcool em etanol. Vivi a primeira reunião da Organização Internacional do Açúcar fora de Londres. Ajudei a articular a realização do primeiro Ethanol Summit, participei do grupo técnico que criou parâmetros para o fim da queima autorizada da palha da cana-de-açúcar”, disse.

O falecimento foi recebido com tristeza por lideranças do setor de açúcar e etanol. “Perdemos hoje um grande ícone, a quem devemos muito do atual estágio de desenvolvimento de nosso setor sucroenergético”, afirmou o presidente da Udop, Hugo Cagno Filho.

Em nota a Unica disse que Padua foi uma das lideranças mais relevantes e ficará marcado na história como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do setor sucroenergético brasileiro. “Para seus companheiros de trabalho, Padua será sempre lembrado por seu sorriso fácil, sabedoria e humanidade”, disse a entidade em nota.

O velório e enterro de Pádua foi realizado no domingo, 11, em Piracicaba, SP.

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Grupo Colombo realiza investimento recorde na safra 2024/2025

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...