Conecte-se conosco
 

Agrícola

Sistema TempoCampo: mais previsibilidade para a produção de cana

Publicado

em

Bayer cria ferramenta que recompensa agricultores que geram créditos de carbono

Com o objetivo de quantificar o efeito do clima na produção agrícola a cana-de-açúcar, fornecendo um indicador chamado de CPC – Coeficiente de Produtividade Climática, para que produtores e usinas possam verificar se o clima está beneficiando ou penalizando a produção, foi desenvolvido o  Sistema TEMPOCAMPO,  um produto desenvolvido por meio de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia conduzidos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Segundo o professor Fábio Ricardo Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Área de Física e Meteorologia da Esalq-USP, o Sistema TEMPOCAMPO, que funciona desde 2016, tem como objetivo apoiar a tomada de decisão no agronegócio brasileiro, oferecendo projeções futuras de produtividade de culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.

“O CPC é dado pela relação entre a produtividade da safra anterior e a produtividade da safra atual, variando normalmente entre 0,7 e 1,3. Quando o CPC é maior que um, o Sistema TEMPOCAMPO aponta que o clima da safra corrente está melhor que o da safra anterior”, explica Marin para a RPAnews.

Por outro lado, quando o CPC cai abaixo de um, a perspectiva é de que o clima da safra atual reduza a produtividade em relação à safra passada. O maior diferencial do CPC consiste em reunir e ponderar todos os elementos meteorológicos registrados ao longo da safra (temperatura e umidade do ar, temperatura do solo, radiação solar, chuva, vento) num único indicador, facilitando a interpretação do efeito do clima sobre o desempenho das culturas agrícolas. O CPC é gerado para três diferentes cenários de produtividade futura, pessimista, intermediário e otimista.

Marin esclarece que o Sistema TEMPOCAMPO tem embasamento técnico, pautado em pesquisa científica e está em constante atualização. “Para a geração do CPC e das projeções de produção, o TEMPOCAMPO faz uso de ferramentas denominadas modelos baseados em processos, que simulam o crescimento e desenvolvimento das culturas agrícolas em escala operacional, considerando a relação solo-planta-atmosfera”, detalha.

Para isso, os modelos são calibrados para a realidade de produção de cada cliente, considerando as práticas de manejo empregadas na área avaliada. O Sistema TEMPOCAMPO conta com uma base de dados de longa duração, com dados climáticos diários, e dados de solo para todo o Brasil.

 

Mapa de CPC de cana-de-açúcar do cenário intermediário para a safra 22/23 no Centro-Sul do Brasil.

Relatório Gerencial de Cana-de-Açúcar

Um dos principais serviços oferecidos pelo Sistema TEMPOCAMPO é o Relatório Gerencial de Cana-de-Açúcar, direcionado para todo o setor canavieiro. Esse relatório pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada usina ou produtor e seu detalhamento alcança a escala de fazendas e até mesmo de talhões.

“Todo o serviço pode ser contratado de maneira institucional através da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, a FEALQ. Nesse formato de produto o sistema TEMPOCAMPO, atualmente, monitora mais de 1,4 milhões de hectare de cana-de-açúcar, em mais de 50 usinas espalhadas pelo Brasil e uma no continente africano”, revela o professor.

O Relatório Gerencial da Cana-de-Açúcar é um instrumento que tem periodicidade semanal e auxilia os tomadores de decisões no desenvolvimento de estratégias em relação ao impacto do clima na produtividade e qualidade dos canaviais. Além disso, o material permite a elaboração de um planejamento aprofundado a partir das condições climáticas futuras e dos seus efeitos nos talhões de cana. Esse relatório é elaborado com base em tecnologia desenvolvida pelo TEMPOCAMPO, um recurso tecnológico exclusivo do ESALQ-CLIMA, que possibilita a criação de cenários climáticos futuros, com margem de erro de 2%.

“O relatório oferece a previsão do tempo para as próximas quatro semanas e conta com um banco de dados semanal dos últimos dez anos para comparação. As variáveis climáticas reportadas são chuva acumulada e número de dias com chuva acima de 5 mm, temperaturas máxima e mínima, evapotranspiração relativa e armazenamento de água no solo. Além disso, há uma previsão do tempo em escala diária para os próximos trinta dias, com foco nas temperaturas máxima e mínima e no volume de chuva”, explica.

O levantamento também traz análises pertinentes ao manejo da cana-de-açúcar, informando a favorabilidade para o desenvolvimento de doenças e pragas da cultura, como cigarrinha, broca da cana e ferrugem alaranjada. Também informa a influência do clima na eficiência de aplicação de herbicidas e maturadores, e na absorção de nitrogênio, fósforo e potássio no solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Este relatório ainda conta, segundo Marin, com um produto chamado biometria digital, uma análise diária da curva de crescimento de TCH para os canaviais de diferentes ambientes e ciclos, comparando com o desenvolvimento das safras anteriores.

“A biometria digital possibilita uma avaliação detalhada dos momentos em que o desenvolvimento dos canaviais da safra atual se diferencia das anteriores. Por fim, o relatório fornece o CPC para três cenários futuros (pessimista, intermediário e otimista) de estimativa de produtividade da cana (TCH) e de ATR para o fim da safra, além de detalhar as variações das estimativas durante a janela de colheita”, afirma.

Além das análises e relatórios personalizados entregues aos usuários, o Sistema TEMPOCAMPO também gera produtos que são disponibilizados gratuitamente para a comunidade agrícola, como boletins mensais de monitoramento climático para todo território nacional, informando os impactos do clima no decorrer da safra, além de alertas de geadas e alertas de risco de florescimento de canaviais para a Região Centro-Sul.

Para mais informações acesse: https://tempocampo.org/

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading