Home Últimas Notícias Stellantis revela nova plataforma de veículos de olho em transição para carros elétricos
Últimas Notícias

Stellantis revela nova plataforma de veículos de olho em transição para carros elétricos

Compartilhar

A Stellantis revelou nesta quarta-feira, 5, sua nova plataforma de veículos STLA Medium, parte de uma série que servirá de sustentação para todos os futuros modelos fabricados pela montadora.

A Stellantis, quarta maior montadora do mundo em vendas, foi formada no início de 2021 por meio da fusão da Fiat Chrysler e da fabricante Peugeot PSA. A empresa vendeu cerca de 6 milhões de veículos no ano passado. A companhia tem planos de transferir todos os seus produtos futuros para quatro novas plataformas BEV (sigla em inglês para veículo elétrico a bateria): STLA Small, Medium, Large e Frame. A expectativa é que o processo comece com a STLA Medium, a primeira das quatro bases, este ano na Europa.

“O plano é que a STLA Medium seja fabricada em muitos países: França, Itália, Alemanha e, depois, na América do Norte em diferentes locais”, disse o presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares. Outros locais podem ser incluídos posteriormente, acrescentou ele. O grupo disse nesta quarta-feira que todas as suas novas plataformas foram projetadas com provisões para futuras químicas de baterias, incluindo baterias sem níquel e cobalto e de estado sólido.

A plataforma STLA Medium suportará várias configurações de propulsão; na configuração totalmente elétrica, terá um alcance padrão de mais de 500 quilômetros, que pode ser aumentado para até 700 quilômetros com um “pacote de desempenho”. A Stellantis disse que atualmente oferece 26 modelos nos segmentos de mercado que serão atendidos pela plataforma STLA Medium.

Destinada aos carros médios, a plataforma STLA Medium será a base para até dois milhões de veículos Stellantis por ano, construídos em várias fábricas em todo o mundo, informou o grupo ítalo-francês em comunicado. A Stellantis, cujas marcas também incluem Jeep, Ram, Alfa Romeo, Citroën e Opel, tem planos para que 100% de suas vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% de suas vendas de automóveis de passageiros e caminhões leves nos Estados Unidos sejam de veículos elétricos a bateria até 2030.

Giulioo Piovaccari com informações da Reuters

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
MilhoÚltimas Notícias

Etanol de milho brasileiro deve atingir 10 bilhões de litros em 2025/26, diz Unem

Milho já responde por cerca de um terço de todo o mercado...

açucar
Últimas Notícias

Açúcar cristal branco atinge menor patamar real desde 2019 em São Paulo

Indicador CEPEA/ESALQ encerra primeira semana de fevereiro em queda, pressionado pela maior...

Últimas Notícias

Etanol hidratado interrompe sequência de altas e registra primeira queda desde outubro em São Paulo

Indicador do etanol CEPEA/ESALQ recua 1,26% na primeira semana de fevereiro, refletindo...