Conecte-se conosco
 

Edição 187

Tecnologia inovadora otimiza gestão ambientar nas usinas

Publicado

em

Startup desenvolve tecnologia pioneira que reúne e armazena todas as informações ambientais de uma usina em um só local, disparando alertas de prazos e vencimento de ações, o que confere maior organização e transparência aos assuntos ambientais das unidades sucroenergéticas

Natália Cherubintecnoligia%20inovadora%20BOX01.jpg

Acidentes ambientais e o surgimento de conferências e acordos internacionais sobre o meio ambiente ocorridos nas últimas décadas contribuíram significativamente para o aprimoramento das regulamentações ambientais sobre as empresas. A pressão da sociedade por produtos e processos que não agridam o meio ambiente também modificou o modo como as organizações gerenciam suas operações, levando-as a criar áreas específicas que controlem e garantam a sustentabilidade dos processos de produção.

Para o setor sucroenergético não foi diferente. Apesar dos questionamentos sobre o meio ambiente e o sistema de produção tanto agrícola como industrial das usinas virem de muito tempo, foi ao longo dos últimos dez anos que se intensificaram, devido às exigências e evolução da sociedade, agentes financeiros e investidores, que passaram a ter maior preocupação com a sustentabilidade das empresas.

Como consequência destas demandas, houve um aumento significativo de recursos financeiros destinados à área ambiental destas unidades, exigindo maior controle das emissões dos gases industriais, maior rigor na emissão de efluentes, melhora no gerenciamento total de resíduos, rigoroso cumprimento de condicionantes ambientais nos processos de renovações de licenças, maior rastreabilidade da cadeia de custódia para atendimento das exigências do mercado externo (exportações de açúcar e etanol), uma melhor gestão do uso do solo, o PAV (Plano de Aplicação de Vinhaça), o CAR (Cadastro Ambiental Rural), o ADA (Ato Declaratório Ambiental) e o Novo Código Florestal, o que redobrou a atenção dos gestores para os assuntos ambientais.

tecnoligia%20inovadora%20BOX02.jpg

Hoje, todos estes itens fazem parte do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), já existente em muitas unidades sucroenergéticas. No entanto, se uma usina precisa fazer uma análise do status das suas licenças ambientais ou então se vê na situação de ter que fazer uma apresentação institucional em uma reunião ou evento importante, ou então se recebe uma visita ocasional de um órgão de fiscalização ambiental, se precisa preencher relatórios exigidos por agentes financeiros ou ainda se necessita realizar uma auditoria ou diligência externa, provavelmente terá de interromper as atividades do dia ou até mesmo da semana de várias áreas da usina (Agrícola, Indústria, Jurídico, Segurança do Trabalho e RH), para poder atualizar planilhas, gráficos e indicadores ambientais, o que acaba consumindo um tempo precioso dos profissionais dos departamentos para a obtenção de levantamentos, muitas vezes, com informações de baixa qualidade.

São nestes momentos que a usina percebe que as informações e indicadores ambientais existem, estão arquivados em planilhas, normalmente de Excel, mas não estão facilmente disponíveis, organizados, padronizados e com rápido acesso a todos os gestores hierárquicos da empresa.

Pensando exatamente nestas dificuldades que os sócios Ronaldo Marani e Guilherme Dumit, também proprietários da Sigma Geotecnologias, empresa especializada em monitoramento de commodities agrícolas via satélite, criaram, através da startup Ambium Ambiental, um novo e pioneiro software – o Ambium SGA – que foi idealizado e desenvolvido dentro das usinas com o auxílio dos profissionais responsáveis pelos assuntos ambientais, que necessitam de ferramentas que facilitem a gestão destes dados.

Nos últimos anos, muitas ações ambientais foram desenvolvidas e implantadas nas usinas provocando uma forte evolução e profissionalização dos gestores da área ambiental. Atualmente, muitas unidades já operam com um modelo mais moderno de gestão ambiental e mantêm uma ótima relação entre o sistema de produção agroindustrial e meio ambiente, superando as expectativas exigidas pela sociedade e se tornando verdadeiros exemplos de responsabilidade socioambiental. No entanto, observamos que havia um gap na questão de organização e controle das informações ambientais, cada vez mais preciosas para as usinas”, destacam os empresários.

tecnoligia%20inovadora%20BOX04.jpg

AMBIUM SGA: COMO FUNCIONA?

Onde estão as licenças ambientais e vigentes da unidade? Elas já venceram? Podemos renová-las com antecedência? Quem são os responsáveis por isto? Onde estão os questionários enviados aos agentes financeiros e o que exatamente foi informado no último relatório preenchido no ano passado? Como estão os cumprimentos do budget e dos custos da área ambiental? As informações ambientais estão atualizadas e disponíveis de forma gráfica e organizada a todos os gestores? Quais são as certificações ambientais atuais e vigentes? Qual o status das condicionantes das licenças, quais são os seus custos, quem é o responsável e qual o prazo de vencimento? Estamos preparados para receber uma auditoria ou visita externa na próxima semana? Os indicadores, gráficos e ações estão atualizados? O principal gestor ambiental deixou a empresa, como ficam agora as informações ambientais? Onde elas estão organizadas?

Todas estas questões, que fazem parte do dia a dia de uma unidade sucroenergética, podem ser solucionadas com o uso do software Ambium SGA, segundo Dumit e Marani. “Você que é responsável pela gestão e pela imagem da empresa já imaginou como seria produtivo e seguro receber um alerta sobre os prazos? Já imaginou chegar na usina toda segunda-feira e ter na sua caixa de e-mail um relatório com os vencimentos semanais? Tudo isso pode ser resolvido com uma única ferramenta”, destacam.

Desenvolvida em versão didática e de fácil implantação, o software permite que em um curto prazo os principais dados ambientais da usina, referentes as áreas Agrícola, Industrial e Jurídica, sejam adicionados ao sistema, que centraliza as informações, permitindo fácil e seguro acesso aos gestores de todos os níveis hierárquicos. “O Ambium SGA organiza e gerencia, em um único local, todos os assuntos ambientais em links de fácil acesso a todos os usuários. A própria usina poderá definir hierarquicamente o acesso dos gestores, assim como a hierarquia de recebimento dos alertas de descumprimentos de prazos e ações programadas”, acrescentam.

tecnoligia%20inovadora%20BOX03.jpg

Além da organização das informações, o software traz maior segurança, transparência e agilidade em todos os assuntos ambientais diários e estratégicos das unidades sucroenergéticas, facilitando a vida dos gestores da empresa. Sua fácil implantação e operação também permitem ganhos expressivos de qualidade e exposições em reuniões internas ou com agentes financeiros, investidores e órgãos ambientais oficiais, protegendo a imagem institucional da empresa.

RÁPIDO ACESSO A INFORMAÇÃO

O fácil e organizado acesso das informações ambientais permite total controle dos processos e da vida ambiental da empresa. Segundo Marani, com as informações todas em uma plataforma integrada, o dia a dia do gestor responsável pela unidade fica facilitado, de modo a acompanhar todos os assuntos ambientais da usina em detalhe. “Desta forma o gestor tem o total controle dos compromissos e prazos, gerenciando de perto seus indicadores, custos e o atendimento aos programas ambientais da empresa, ou seja, o gestor está sempre pronto para receber, a qualquer momento, visitas externas de órgãos fiscalizadores, agentes financiadores, investidores e certificadoras”, adiciona Marani, que também é especialista em Gestão Ambiental de usinas e desenvolvedor do sistema.

Ele revela que recentemente recebeu uma equipe de auditores externos de uma grande multinacional que testou a plataforma Ambium SGA. A intenção era atender os requisitos de sustentabilidade e padrões internacionais de meio ambiente para adequação de suas duas unidades, que tinham mais de 100 indicadores como métrica. “A auditoria ambiental prevista para terminar em três dias foi finalizada em apenas um dia, pois foi suportada pela performance de atendimento rápido, preciso e organizado do software, que facilitou a vida do auditor e a auditoria em si, que terminou em tempo menor.”

Danilo Fiori, gerente de Meio Ambiente da Ambium Ambiental, afirma que o software é inovador. “Já estava na hora do setor sucroenergético possuir um sistema que permitisse que os mais de 25 temas ambientais mais importantes da empresa pudessem estar organizados, com fácil acesso e garantia de que as informações estarão sempre seguras e em local provido debackup. ”

BENEFÍCIOS DIRETOS E INDIRETOS

• Melhora a imagem interna e externa da empresa;

• Organiza as informações ambientais em local seguro e definitivo;

• Garante um banco de informações ambientais integrado e de fácil acesso;

• Ferramenta rápida para consulta de licenças, condicionantes, compromissos, com follow-up e alerta antecipado de cumprimento dos prazos;

• Organiza as informações de interesse da empresa para reuniões com a diretoria, acionistas, agentes financeiros, investidores, certificadoras e auditorias externas;

• Padroniza normas e procedimentos da Área Ambiental;

• Minimiza riscos e impactos ambientais (melhor organização dos assuntos);

• Possibilita o controle didático do orçamento ambiental;

• Acompanha facilmente os principais indicadores e resultados ambientais;

• Facilita as operações de crédito junto aos agentes financeiros;

 Melhora a gestão dos prazos e compromissos ambientais;

• E cria valor e transparência na relação com a sociedade e investidores da empresa.

Um bom exemplo, segundo Fiori, são os dados jurídicos ambientais, que permanecem ativos por anos, com produção de relatórios, ofícios, defesas, petições etc, mas que nem sempre estão organizados e podem ser acessados de maneira fácil e rápida. “Com o sistema tudo estará sempre no mesmo local e com histórico de todos os acontecimentos. Além disso, temos a padronização de informações. Os grupos que tem mais de uma usina sabem que fazer gestão em planilhas dificulta o acesso às informações, que nem sempre estão padronizadas (iguais no formato e modelo), então, com o uso da tecnologia os relatórios estarão sempre no mesmo formato e ainda consolidados nos módulos corporativos.”

FUNCIONALIDADE DO SISTEMA

O software foi desenvolvido com os mais modernos componentes de T.I., o que permite que seja um sistema leve, de fácil instalação e manuseio. A plataforma funciona através de uma Licença de Uso, que é instalada em servidor interno da usina, com as funcionalidades de acesso via intranet, internet e em nuvem, caso seja uma necessidade do cliente.

A plataforma Ambium SGA possui um moderno mecanismo de segurança, que permite que o Administrador Master da usina crie as permissões de acessos por usuários ou grupo de usuários, por tema ou módulo, com o controle dos acessos. Os módulos que possuem prazos de vencimentos, como Licenças, Contratos, Condicionantes, Planos de Monitoramento, StatusReport, entre outros, poderão ser totalmente customizados por grupo de usuários ou gestores que quiserem receber os alertas de prazos.

“A principais funcionalidades da plataforma são a aplicação e instalação em servidor (da unidade) ou nuvem, com acesso via intranet e internet, de forma simples, intuitiva e objetiva; organização das informações ambientais por área/temas/setores; importação de dados de acordo com o padrão necessário; controle de acesso por usuário e grupos de usuários; emissão de relatórios e tabelas das informações por unidade e corporativo; registro de ocorrências e alertas aos usuários; e follow-upperiódico por e-mail sobre vencimentos e prazos.

SEGURANçA DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS

Só para se ter uma ideia, uma usina hoje possui, em média, 20 licenças ambientais e junto com elas podem chegar até 100 condicionantes ambientais, todas com prazo e vinculadas a autuações e sanções administrativas e até mesmo criminais. Sendo assim, como todas as informações ambientais são confidenciais e exclusivas de cada empresa, o sistema foi desenvolvido para o uso interno e exclusivo da empresa, ou seja, todas as Informações ambientais alimentadas no sistema estarão seguras no ambiente interno de cada usina. A alimentação das informações do Ambium SGA está restrita somente aos gestores internos da empresa, que definem as hierarquias internas de acesso e recebimentos de alertas a cada modulo do sistema.

As informações inseridas ficam todas armazenadas em um banco de dados estruturado para armazenamento providos de backup diário. “O sistema Ambium SGA foi desenvolvido de maneira que as informações ambientais da empresa estejam protegidas e seguras, ou seja, o acesso ao sistema será realizado somente por pessoas autorizadas, cadastradas pelo gestor do software, que é provido de sistema de rastreamento das ações”, frisa Marani.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading