Home Agrícola Tecnologia sem emendas de pneus melhora desempenho do transporte de cana-de-açúcar
AgrícolaDestaqueÚltimas Notícias

Tecnologia sem emendas de pneus melhora desempenho do transporte de cana-de-açúcar

Com melhor tração e menos patinagem, o consumo de combustível diminui, o risco de atolamentos reduz e o tempo de transporte é otimizado.
Compartilhar

Testes em usinas canavieiras demonstraram que pneus com tecnologia da Dunlop tem até 53% mais resistência a cortes e picotamentos em comparação com concorrentes de mercado

Na lavoura da cana-de-açúcar, onde as condições de solo muitas vezes são desafiadoras e o CTT (Corte, Transbordamento e Transporte) exige resistência 24 horas por dia, o uso de pneus de qualidade se torna parte estratégica da engrenagem.

Especificamente falando sobre o transporte de cana, na safra 2023/24, o  custo médio desta operação foi de aproximadamente R$ 12,3 por tonelada de cana, considerando a operação realizada com estruturas próprias e terceirizadas, segundo dados do Pecege. Além de combustível, parte destes custos são relacionados a manutenção e troca de peças e pneus, por isso, o uso de tecnologias avançadas podem ajudar a reduzir custos desta operação.

 Rodrigo Alonso, diretor nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus, explica que os pneus utilizados em operações agrícolas, especialmente no setor canavieiro, enfrentam três desafios principais: cortes e rasgos provocados pelo talo da cana, perda de tração e atolamentos em solos úmidos, e o desgaste acelerado causado pelo tráfego constante em terrenos irregulares.

“O talo da cana pode ser extremamente cortante, o solo encharcado prejudica o deslocamento dos veículos e o piso irregular exige resistência redobrada. Esses fatores elevam o custo operacional se os pneus não forem adequados”, afirma.

Pensando nessa operação e suas condições extremas, a Dunlop Pneus traz ao mercado tecnologia que garante mais eficiência no transporte pesado, com pneus compostos de borracha mais resistentes e bandas de rodagem com tecnologia autolimpante, desenvolvidas para evitar acúmulo de lama e melhorar a tração.

Segundo Alonso, os pneus de caminhão de alta performance são especialmente relevantes nas etapas de transporte interno e colheita da cana-de-açúcar, onde há tráfego intenso e operação contínua. “Na etapa de transporte interno, os veículos enfrentam cargas pesadas, transições entre lama, terra batida e estrada, e jornadas ininterruptas durante toda a safra. Um pneu de qualidade pode reduzir a patinagem, economizar até 20% de combustível e melhorar a estabilidade em curvas e terrenos inclinados”, detalha o executivo.

Durante a colheita, os pneus também sofrem forte impacto devido à movimentação entre talhões e usinas. “É aí que entra a resistência a cortes e a tração eficiente, mesmo em condições de solo encharcado. Pneus que evitam atolamentos garantem continuidade operacional e evitam paradas não programadas”, diz Alonso. No transporte rodoviário da cana até a usina, os pneus enfrentam uma combinação de trechos off-road e asfalto, exigindo versatilidade e durabilidade. “Nessas situações, o desempenho ON/OFF road é essencial, assim como uma boa carcaça que permita recapagens e reduza o custo por quilômetro”, complementa.

Os modelos Dunlop voltados ao setor — como o SP571, para posição direcional, e o SP926, para tração — foram projetados para atender exatamente essas demandas. Alonso destaca que a marca utiliza a exclusiva tecnologia de fabricação TAIYO (Sun) System, que permite a produção de pneus sem emendas nas partes de borracha, resultando em maior uniformidade estrutural.

“Essa tecnologia é essencial em aplicações agrícolas de alta exigência, pois aumenta a durabilidade e melhora o desempenho. No caso do SP926, testes em usinas canavieiras demonstraram até 53% mais resistência a cortes e picotamentos em comparação com concorrentes de mercado”, afirma.

Segundo ele, a escolha adequada do pneu também impacta diretamente no consumo de combustível e na produtividade das operações agrícolas. “Com melhor tração e menos patinagem, o consumo de combustível diminui, o risco de atolamentos reduz e o tempo de transporte é otimizado. Nossos pneus oferecem a melhor relação entre desempenho e durabilidade do mercado, com estrutura robusta e alta recapabilidade”, enfatiza Alonso.

Embora a linha de pneus agrícolas não esteja contemplada no programa de garantia estendida da marca — o “Garantia Mais”, válido apenas para veículos de passeio e camionetes em uso particular — a Dunlop oferece amplo suporte técnico e logístico aos clientes do agronegócio.

“Trabalhamos com uma rede nacional de distribuidores exclusivos, lojas credenciadas, pontos de venda avançados e até lojas container estrategicamente posicionadas em regiões agrícolas. Isso garante atendimento rápido, orientação técnica especializada e disponibilidade de estoque”, afirma.

Além disso, a Dunlop atua em parceria com revendas, cooperativas e concessionárias para expandir sua presença no segmento agrícola. “Nossos técnicos visitam as operações para orientar sobre o uso correto dos pneus, garantindo maior vida útil, segurança e eficiência no campo”, explica Alonso.

Com foco constante em inovação, a empresa segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para lançar novos produtos voltados ao agronegócio. “Queremos ampliar nossa linha com pneus ainda mais duráveis, com tração superior e compostos sustentáveis. Nosso objetivo é não apenas atender, mas antecipar as necessidades do setor sucroenergético. Buscamos oferecer sempre a melhor relação custo-benefício, aliada ao menor impacto ambiental possível”, conclui o diretor da Dunlop.

Natália Cherubin para RPAnews

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...